Tudo que é importante sobre o ENCCEJA 2021

Se você está focado no ENCCEJA 2021, mas ainda possui algumas dúvidas sobre a prova e método de aprovação, este texto do Caderno do ENEM foi feito para você. Vamos falar sobre as inscrições ENCCEJA 2021, a página do participante ENCCEJA, a prova ENCCEJA 2021 e demais temas importante para que você tire um boa nota e possa seguir com os seus planos.

Inscrições ENCCEJA 2021

A inscrição ENCCEJA 2021 abrirá às 10h do dia 11 de janeiro e seguirá até o dia 22 de janeiro deste ano. Lembrando que os interessados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos devem se inscrever de forma digital no site oficial.

Não há nenhuma taxa de pagamento para realizar a inscrição ENCCEJA 2021. Porém, o participante que não puder comparecer para realizar as provas de todas as áreas do conhecimento em que se inscreveu deve justificar a ausência. Afinal, caso o participante não justifique, ele deverá ressarcir o Inep com o valor que será divulgado no ano seguinte, mediante a Guia de Recolhimento da União (GRU), que será emitida pelo próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para se candidatar ao ENCCEJA é necessário ter Cadastro de Pessoa Física (CPF), assim como o número do cédula de identidade, o RG. O exame promove a certificação tanto para o ensino fundamental quanto para o médio. Por isso, é necessário no ato da inscrição indicar qual das opções você deseja. Também é exigido para a inscrição ENCCEJA que o candidato tenha idade mínima de 15 anos para provas do ensino fundamental e 18 anos para ensino médio. E se o candidato necessitar de atendimento especializado e/ ou específico também deve solicitar no ato da inscrição ENCCEJA 2021.

Vale lembrar que se o candidato que já obteve êxito nos exames anteriores (2017, 2018 ou 2019) em alguma área do conhecimento, poderá fazer a inscrição apenas para a área ou áreas em que não atingiu a pontuação necessária.

Prova do ENCCEJA 2021

A prova ENCCEJA 2021 será constituída de quatro provas objetivas por nível de ensino. Sendo assim, cada uma delas contém trinta questões de múltipla escolha e uma proposta de redação. Dessa forma, a prova referente a certificação do ensino médio trará as seguintes áreas do conhecimento: ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; e história e geografia. Lembrando que em língua estrangeira moderna, o participante realizará provas de inglês e espanhol, não é possível optar por apenas uma delas.

Já os participantes da prova do ENCCEJA 2021 para certificação do ensino médio, terão acesso às seguintes áreas: ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia); matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa com redação, inglês, espanhol, artes e educação física); e ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia).

As provas ENCCEJA 2021 estão agendadas para o dia 25 de abril. No período da manhã (das 09h às 13h) serão aplicadas as provas de Ciências Naturais e Matemática do ensino fundamental e as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias do ensino médio. Já no período da tarde (das 15h30 às 20h30), serão aplicadas as provas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia do ensino fundamental e as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias do ensino médio.

Resultados do ENCCEJA

E se você quer saber qual é a nota para ser considerado aprovado no ENCCEJA 2021, saiba que você precisa alcançar uma pontuação mínima de 100 pontos em cada área do conhecimento. Dessa forma, é necessário acertar em média doze questões de cada matéria. Porém, vale lembrar que o exame é corrigido pelo Método de Teoria ao Item (TRI), dessa forma, cada questão é considerada um item e o valor de cada pergunta é baseado no grau de dificuldade. E a prova é dividida em questões de três níveis de dificuldade: fácil, intermediário e difícil. Por isso, não há um valor pré-definido do mínimo de questões que devem ser acertadas para conquistar o certificado do nível fundamental ou médio.

As provas ENCCEJA 2021 acontecerão em todos os estados e no distrito federal. E os resultados serão divulgados também pelo site do INEP. O candidato poderá acessar seu cadastro pela página do participante ENCCEJA. Lembrando que se o candidato for aprovado em todas as provas terá o direito de emitir a certificação de conclusão. Porém, se não conseguir a pontuação em todas, ainda é possível emitir um certificado de proficiência parcial.

Sobre o ENCCEJA

O ENCCEJA é uma avaliação para aferição de competências, habilidades e saberes de jovens e adultos. O exame oferece certificação do ensino fundamental ou médio. Entre os seus principais objetivos estão:

  • Construir uma referência nacional de autoavaliação para jovens e adultos por meio de avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos em processo escolar ou extraescolar.
  • Estruturar uma avaliação direcionada a jovens e adultos que sirva às secretarias de educação e aos institutos federais, para que estabeleçam o processo de certificação dos participantes, em nível de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio, por meio da utilização dos resultados do Exame, de acordo com a legislação vigente, nos termos dos §§ 1º e 2º do art. 38 da Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
  • Oferecer uma avaliação para fins de correção do fluxo escolar, nos termos da alínea “c” do inciso II do art. 24 da Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
  • Construir, consolidar e divulgar seus resultados para que possam ser utilizados na melhoria da qualidade da oferta da educação de jovens e adultos e no processo de certificação.
  • Possibilitar a constituição de parâmetros para autoavaliação do participante, com vistas à continuidade de sua formação e à sua inserção no mundo do trabalho.
  • Possibilitar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira, entre outros

Equipe de redação do Caderno do ENEM

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

1 × três =