Home » Quanto tempo dura um curso superior em Biologia?
O curso superior em Biologia a distância, conhecido também como curso de Ciências Biologicas EAD, tem sido cada vez mais buscado por quem sonha em conquistar um diploma. Mas claro, quem se matricula não o faz sem motivos, muito pelo contrário, os futuros biólogos tendem a trazer consigo a identificação com a área desde muito cedo. Costumam ser aquelas pessoas que, quando crianças, passavam horas observando o trabalho e organização das formigas, que ficavam encantados com a possibilidade de com apenas um algodão, um feijão e um pouco de água, ver uma mudinha crescer. Esses já chegam com a certeza de que é isso o que realmente querem para suas vidas profissionais. Porém, há também os que ainda trazem consigo dúvidas, principalmente no que diz respeito ao período que compreende a faculdade.
Bom, é fundamental saber que, durante a faculdade de Biologia EAD, você entenderá como vivem as formas, sejam elas macro ou microscópicas, como são formados os ecossistemas, e claro, qual é o nosso papel nesse sistema tão complexo. Com isso, após conquistar seu diploma, estará plenamente apto a analisar as relações que se estabelecem entre os mais diversos seres entre si e com o meio ambiente, e mais do que isso, tornar-se-á um profissional com o fundamental papel de educar e ensinar as futuras gerações sobre a interferência direta que nossas atitudes causam ao equilíbrio natural.
Portanto, preparamos esse post especial para, não apenas responder a pergunta que dá título a ele, ou seja, quanto tempo dura um curso superior em Biologia, como também para responder algumas outras dúvidas, apresentar as disciplinas que compõem a grade curricular e, quem sabe ao final, fazermos você confirmar que optar pelo curso de Licenciatura em Ciências Biológicas EAD é sim uma fantástica escolha.
Quem tem em mente ingressar no curso de Biologia EAD precisa saber que a duração mínima é de quatro anos, que exigem bastante foco e disciplina, tendo em vista que a carga horária total ultrapassa as 3.200 horas, divididas entre o aprendizado das disciplinas, e ainda as atividades complementares (que já poderão ser feitas a partir do primeiro semestre), atividades formativas (que deverão ser feitas em todos os semestres), e atividades integradoras (no 2º, 4º e 6º semestres), além dos estágios obrigatórios (no 5º e 7º períodos) e, para finalizar, a produção e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, ou simplesmente TCC, (no 8º período).
Agora, falando especificamente da grade curricular que será vista durante esses 48 meses de duração da Licenciatura em Biologia EAD, listamos abaixo, semestre por semestre, quais são as disciplinas que dela fazem parte:
1º Semestre
2º Semestre
3º Semestre
4º Semestre
5º Semestre
6º Semestre
7º Semestre
8º Semestre
Conforme dissemos de maneira rápida no início do texto, a sala de aula tende a ser uma dos campos de atuação mais escolhidos por quem se forma na faculdade de Ciências Biologicas a distância, seja para lecionar Ciências em turmas de Ensino Fundamental, ou Biologia, para turmas de Ensino Médio. Mas essa escolha pode ser feita apenas por aqueles que possuem um diploma na modalidade de Licenciatura, pois somente ela habilita o profissional a dar aulas.
Mas fazer uma Licenciatura em Ciências Biologicas EAD não significa que a atuação ficará restrita apenas ao ambiente escolar, pelo contrário, existe ainda a possibilidade de escrever e analisar livros didáticos e paradidáticos, contribuir com pesquisas em centros e laboratórios, bem como em jardins botânicos, museus, parques, reservas ecológicas, zoológicos, e até mesmo no setor industrial e agrícola.
Agora, quem opta por fazer Biologia Bacharelado EAD, apesar de não poder dar aulas, ainda assim terá uma um grande variedade de opções nas quais atuar após formado. Entre as mais buscadas atualmente estão a Bioinformática, onde, entre outras atribuições, será responsável por relacionar e armazenar dados biológicos, por meio de algoritmos matemáticos e métodos computacionais; Biologia Molecular, para estudar e analisar o material genético de seres vivos, principalmente no que diz respeito ao processo de tradução, replicação e transcrição; Biotecnologia, atuando na gerência e na criação de novos produtos para indústrias, medicina, entre outros; Zoologia, estudando, entre outras coisas, a genética, biologia, anatomia, fisiologia, ecologia e evolução dos animais; e finalmente, Consultoria Ambiental, onde terão a fundamental missão de analisar se as atividades da empresa estão adequadas ao que pedem as legislações ambientais e de prever quais impactos essas atividades terão no meio ambiente, de modo a criar medidas para evitá-los.
Enfim, ficou claro que, tanto no caso de quem faz primeira ou segunda Licenciatura em Ciencias Biologicas, como Bacharelado, o campo de atuação é bastante amplo, possibilitando ao profissional seguir uma série de caminhos diferentes. E a tendência é que essa carreira, já bastante consolidada, cresça ainda mais, uma vez que, a preocupação com o meio ambiente torna-se, cada dia mais, assunto extremamente importante em todo o mundo.
Isso sem contar o fato de que o Biólogo tem papel preponderante, por exemplo, na descoberta de aplicações utilizadas na Medicina e, consequentemente, no desenvolvimento de medicamentos, conquistando portanto, espaço cada vez maior em setores importantes como Saúde e Agronomia.
E então, ficou convencido de que matricular-se em uma faculdade de Ciências Biologicas a distância é uma excelente opção de graduação? Agora é só dar sequência ao seu plano inicial e começar a estudar na melhor instituição de ensino.
Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.
Conheça Mais Sobre o Autor
Deixe seu Comentário