Quando será a prova do ENEM 2020? E o ENEM 2021?

Tivemos um ano de 2020 bastante atípico, como todos sabem, e isso afetou inclusive os Exame Nacional do Ensino Médio, cujas provas tradicionalmente são aplicadas no mês de novembro. Porém, é claro, isso acabou não acontecendo, o que resultou no adiamento das datas para os dois primeiros meses de 2021. Então, o ENEM 2020 acontecerá nos dias 17 e 24 de janeiro para quem irá fazer a modalidade impressa, 31 de janeiro e 07 de fevereiro para quem optou pela prova digital, e finalmente, 24 e 25 de fevereiro quando ocorrerá a reaplicação e ainda a aplicação para aqueles que estão privados de liberdade.

A principal novidade dessa edição do ENEM é a versão digital do exame, que será realizado como um piloto, em outras palavras, como um teste, por mais de 96 mil inscritos voluntariamente ao redor do Brasil. A previsão é de que até o ano de 2026 esse modelo se consolide de forma a então não mais haver a versão impressa. A estrutura das provas digitais será absolutamente a mesma das provas impressas, portanto, não haverá vantagem ou desvantagem em nenhuma das duas versões.

Mas há ainda outras novidades importantes que merecem ser destacadas aqui no blog Caderno do ENEM, e que precisam ser tratadas com o máximo de atenção pelos participantes: Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista e Certificado de Dispensa de Corporação não serão mais aceitos como documento de identificação; Será necessário marcar a cor do Caderno de Questões no Cartão-Resposta; Participantes que estejam com doenças infectocontagiosas não poderão comparecer aos locais de provas, devendo então, obrigatoriamente, entrar em contato com o Inep até um dia antes da aplicação para comprovar essa condição, sendo então realocados para fazer o Exame nas datas reservadas para reaplicação.

Todos os candidatos deverão ainda utilizar máscara durante todo o período, sendo inclusive aconselhado a levar mais de uma para eventual troca. Os protocolos de segurança, tais como distanciamento, evitamento de aglomeração, entre outros, serão rigorosamente colocados em prática em todos os locais de prova.

Ah, não esqueça também, em hipótese alguma, de levar pelo menos uma caneta esferográfica de tinta preta (pois somente essa cor será aceita) e que seja de material transparente e o cartão de confirmação da inscrição. E por favor, nada de levar qualquer tipo de dispositivo eletrônico, óculos escuros, fone de ouvido, enfim, pois você certamente terá os itens confiscados.

Há também boas novidades para os portadores de necessidades especiais, tais como, uso de leitor de tela para participantes cegos ou surdocegos; autistas e surdocegos terão uma banca especial para as correções de suas provas; e as redações escritas em braile serão corrigidas no Sistema Braile. Além disso, as participantes que estiverem amamentando poderão levar um acompanhante para ficar com o bebê durante a aplicação das provas e terão um acréscimo de 60 minutos no tempo, desde que tenham solicitado tal atendimento no ato da inscrição.

Estrutura das Provas

Bom, como dito acima, tanto para o caso do tradicional ENEM Impresso como para o ENEM Digital, as provas ocorrerão em dois dias distintos, dois domingos seguidos (embora em datas diferentes, como informamos no primeiro parágrafo), para sermos mais exatos. São ao todo 180 questões que precisarão ser respondidas, sendo 90 para cada dia de aplicação. O primeiro domingo tem duração de cinco horas e meia, enquanto o segundo tem meia hora a menos, ou seja, cinco horas. O motivo será explicado logo abaixo.

No primeiro dia de aplicação as áreas do conhecimento abordadas são Ciências Humanas e suas Tecnologias, da qual fazem parte as disciplinas de Filosofia, Geografia, História e Sociologia; e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, onde são cobradas Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (escolhida entre Inglês ou Espanhol no momento da inscrição), Literatura, Artes, Educação Física, e Tecnologias da Informação e Comunicação.

Nesse primeiro dia deverá ser feita também a Redação, que possui papel fundamental na pontuação final, é o motivo pelo qual esse dia oferece meia hora a mais de realização para os participantes. Ela vale mil pontos, que podem (e vão) fazer toda diferença no seu resultado. Em tempo, não é impossível alcançar a pontuação máxima, muito pelo contrário, são vários os casos de quem já conseguiu. A dica que damos é, treine bastante e leia bastante, principalmente assuntos relacionados a atualidades no Brasil e no mundo.

Já no segundo dia de aplicação das provas estarão presentes as áreas do conhecimento de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, composta pelas disciplinas de Biologia, Física e Química; além de Matemática e suas Tecnologias.

Em tempo, fique atento ao cronograma de horários para não dar com a cara no portão, a não ser que você queira fazer parte daquele seleto grupo que costuma virar meme na internet porque chegou atrasado.

E o ENEM 2021?

A dúvida que fica entre aqueles que não farão as provas em janeiro, mas que já estão aguardando a próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio é: e o ENEM 2021? Bom, acho que nem precisamos dizer que, apesar de o ENEM 2020 ser realizado, por motivos de força maior, no início de 2021, isso não quer dizer que valerá como o ENEM 2021. De jeito nenhum!

Claro, não temos como adivinhar como ficará a situação no decorrer do ano, assim como, obviamente, o Inep também não tem. Porém, em se correndo tudo bem, dentro da normalidade, o ENEM 2021 deve acontecer da maneira tradicional, ou seja, com as provas aplicadas no fim do ano, começando no mês de novembro, e muito provavelmente com um número bem maior de vagas para quem quiser fazer a versão digital do exame.

Sua preocupação agora é ficar atento às datas, principalmente de inscrição, para garantir sua participação. E claro, continuar ligado aqui no blog Caderno do ENEM, pois sempre que tivermos novidades relacionadas ao Exame Nacional do Ensino Médio, seja sobre datas, provas, e até dicas de estudos, iremos te contar.

Para quem irá fazer o Exame Nacional do Ensino Médio 2020, desejamos muito sucesso. Confie em você, pois nós temos a mais absoluta certeza que tudo vai dar certo.

 

Equipe de redação do Caderno do ENEM

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

dezesseis − 3 =