Qual a diferença de psicopedagogia clínica e institucional?

Tem interesse pela área da Psicopedagogia? Então, veio ao lugar certo! Hoje vamos tirar todas as suas dúvidas sobre a Psicopedagogia Clínica e Psicopedagogia institucional. Dessa forma, você poderá escolher a área que mais se aproxima das suas pretensões profissionais.

Diferenças entre Psicopedagogia Clínica e Psicopedagogia institucional

Para começar, é preciso entender do que se trata a Psicopedagogia.

A psicopedagogia é basicamente um saber científico que une, principalmente, os conhecimentos da psicologia e da pedagogia. Porém ela não se resume a isso. A área é multidisciplinar e envolve conhecimentos sobre neurologia, psicolinguística e antropologia, dentre outras disciplinas.

Dentro desta área do conhecimento, o profissional pode optar entre se especializar em psicopedagogia clínica ou psicopedagogia institucional.

Psicopedagogia Clínica

Para começar, vamos te mostrar o que é psicopedagogia clínica.

O Psicopedagogo Clínico, como já dissemos, une conceitos de psicologia e pedagogia. Nessa área de atuação, ele atua em consultório, no diagnóstico, tratamento na prevenção de problemas de aprendizagem.

Quando necessário, o psicopedagogo clínico pode encaminhar a criança ou adolescente para atendimento com outros profissionais como pediatras, psicólogos, fonoaudiólogos, entre outros.

Psicopedagogia institucional

Da mesma forma, vamos te mostrar o que é psicopedagogia institucional.

A área da Psicopedagogia institucional é muito procurada pelos profissionais da área da educação. Esse mercado vem ganhando de destaque e, com isso, cresceu muito nos últimos anos.

A Psicopedagogia Institucional é a ciência que estuda o fenômeno da aprendizagem. O profissional habilitado nessa área de atuação precisa compreender o processo de aquisição de conhecimento para agir tanto no ato de aprender como no de ensinar.

Agora que você sabe para que serve psicopedagogia institucional, vamos falar um pouco mais sobre como é o trabalho de um psicopedagogo institucional.

Esse profissional pode atuar em escolas, ONGs, centro comunitários, entre outros.

Para obter bons resultados na execução de suas responsabilidades, o trabalho da Psicopedagogia na escola precisa abranger toda comunidade escolar, como equipe pedagógica, professores, direção, pais, alunos e demais funcionários da instituição de ensino.

É importante destacar que para exercer essas atividades, os profissionais formados em Pedagogia, Psicologia ou qualquer licenciatura, precisam cursar uma Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional.

A pós-graduação em Psicopedagogia Institucional

A pós-graduação em Psicopedagogia Institucional capacita o profissional da educação para o trabalho com as dificuldades de aprendizagem em ambientes de ação pedagógica. Esse curso também auxilia a equipe pedagógica para um trabalho integrado no processo de estímulo e retomada da aprendizagem.

A Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional tem o objetivo de formar profissionais capacitados para detectar as causas das dificuldades de aprendizagem dos alunos e, assim, encaminhá-los para processos educativos que lhe atendam numa visão interdisciplinar, ajudando-o a superar os obstáculos educacionais.

Portanto, é possível dizer que esse curso é voltado aos educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Outro fator determinante na escolha entre fazer ou não uma pós-graduação é o critério financeiro. Uma pesquisa recente, realizada com cerca de dois milhões de profissionais, em 4.063 cidades do Brasil, mostrou que, dependendo do cargo, ter uma pós-graduação pode significar um aumento de até 53,7% no salário.

O que se estuda na pós em Psicopedagogia?

Agora que você já sabe mais sobre o que faz um psicopedagogo institucional e sobre o curso, vamos te mostrar o que você vai estudar durante esse curso.

Primeiramente, é preciso destacar que a pós-graduação tem 450 horas de duração. Nesse tempo, o aluno vai ter acesso a todas as disciplinas necessárias para se tornar um profissional completo e apto para os desafios da profissão e mercado de trabalho.

Então, confira os seis módulos que formam a pós-graduação em Psicopedagogia Institucional:

  • Didática do Ensino Superior
  • Novos Caminhos para Profissionais da Educação
  • Teorias da Aprendizagem
  • Diversidade na Aprendizagem de Pessoas com Necessidades Especiais
  • Fundamentos da Psicopedagogia
  • Introdução à Psicopedagogia

Além disso, no decorrer do curso, você pode optar por fazer um estagio de psicopedagogia institucional para obter conhecimentos práticos da profissão, que vão te ajudar a ingressar no mercado de trabalho. Além disso, durante o tempo do estágio, poderá conhecer profissionais da área, que podem te ajudar em uma futura oportunidade profissional.

Como é o curso de Psicopedagogia Institucional a distância?

Quem escolhe a pós a distância em Psicopedagogia Institucional precisa saber que a modalidade de ensino a distância é a que mais cresceu no país nos últimos anos. O número de alunos que opta pelo EAD em busca das vantagens que ele oferece não para de crescer.

A primeira vantagem de fazer o curso a distância é que você escolher o tempo de duração da sua pós-graduação. Ela pode durar 6, 9 ou 15 meses.

Outro ponto importante que precisamos destacar é que você também pode escolher de que forma quer estudar, podendo optar ou não pelo uso de materiais impressos. Sendo assim, é preciso que você avalie de qual forma absorve melhor os conteúdos, com livros ou videoaulas. Mas para garantir o melhor conteúdo e aprendizado, nosso conselho é que você tente unir as duas formas de estudos. Assim você consegue absorver o máximo de conteúdos possíveis e tem a possibilidade de tirar as suas dúvidas consultando o material como apoio. Além disso, o fato de você estudar com materiais impressos torna seu aprendizado muito mais profundo, pois pode grifar ou fazer anotações nas partes que forem mais importantes para você.

Saiba mais sobre a metodologia

Outro ponto importante a ser destacado em relação ao curso de Psicopedagogia EAD, é que nessa modalidade apenas o seu ritmo de aprendizagem é o que importa. Afinal, em sala de aula, o professor precisa fazer uma média de aprendizado de toda a turma, sendo assim, algumas pessoas sempre serão prejudicadas. Já com o curso a distância, você pode, por exemplo, acelerar a aula de um assunto que já domina, ou aprofundar os estudos de um tema que é do seu interesse ou que você tenha maior dificuldade. Dessa forma, o seu aproveitamento é ainda maior e, consequentemente, os seus resultados também serão.

Por fim, agora que você já sabe tudo sobre a profissão e sobre a pós em Psicopedagogia, pode iniciar a sua especialização e dar o pontapé inicial em uma carreira de sucesso nessa área.

Deixe seu Comentário