Home » Principais pontos da Política Nacional de Educação Especial Inclusiva
A Política Nacional de Educação Especial é um documento criado pelo Governo Federal que tem o objetivo de reforçar os sistemas de ensino e garantir o atendimento aos estudantes com alguma deficiência, transtorno do espectro autista e aqueles com altas habilidades ou superdotação.
Os principais ponto da PNEE, como também é conhecida, baseiam-se nos seguintes princípios:
É importante também ressaltar que a PNEE estabelece e orienta que essas diretrizes nacionais para a Educação Especial sejam utilizadas para:
A Educação Especial utiliza de ferramentas didáticas e pedagógicas específicas para atender as limitações da criança com necessidades especiais, sejam elas físicas ou cognitivas. Ela não possui um papel integrados do aluno com a sociedade, sendo aplicada fora do ambiente da educação regular, em escolas ou centros especializados no atendimento dessas crianças.
A Educação Inclusiva é um sistema educacional misto, onde se alia a educação regular com a educação especial. Nesse contexto, os alunos com necessidades especiais são integrados aos demais alunos, no ambiente escolar comum. Ou seja, aluno com e sem necessidades especiais frequentam o mesmo ambiente escolar.
A Educação inclusiva no Brasil é assegurada pela Lei de Diretrizes e Bases Nacionais da Educação (9.394/96), de 1996, que afirma que todas as crianças com necessidades especiais, o direito constitucional de educação pública e gratuita. Segundo o MEC, qualquer escola, seja ela pública ou particular, que negar matrícula a um aluno com deficiência comete crime punível com reclusão de 1 a 4 anos (Art. 8º da Lei nº 7.853/89).
Para receber esses alunos a escola não precisa obter nenhuma licença da Secretaria da Educação, porém, ela precisa estar preparada. Além de professores capacitados e treinados para lidar com as limitações das crianças, é necessário adaptações na estrutura física.
A escola também precisa dispor de tecnologias que permitam a integração dos alunos com necessidades especiais e o apoio de um grupo de profissionais que possam proporcionar um processo educacional de formação integral, como educadores físicos, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicopedagogos.
As adequações estruturais, de materiais e treinamento da equipe estão previstos no Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011.
Com a Especialização em Educação Especial e Inclusiva o aluno ficará apto para atuar com estudantes que possuam necessidades especiais, em escolas do ensino regular e em instituições de ensino especializado. O EAD (que tem sido a modalidade preferida por novos alunos nos últimos anos) tem uma carga horária total de 600 horas, sendo 75 horas para cada uma das oito disciplinas que compõem o curso. São elas:
A Política Nacional de Educação Especial é também bastante trabalhada em uma série de outras áreas, que também possuem suas pós-graduações específicas e que podem ser interessantes para profissionais que não apenas se interessem pelo tema, mas que também queiram atuar nesse segmento. Dentre as principais podemos citar:
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Bom, quando falamos a respeito da grade curricular do curso de Educação Especial e Inclusiva, mencionamos que a modalidade que mais tem sido escolhida por novos alunos que se matriculam nessa Pós-Graduação, e nas demais citadas, é o EAD. Mas afinal de contas, por que é mais vantajoso escolhê-la?
A primeira vantagem de fazer o curso a distância é que o aluno pode escolher o tempo de duração no qual pretende ou prefere concluir a pós, tendo como opções 6, 9 ou 15 meses.
Outro ponto importante que devemos destacar é em relação aos materiais ofertados aos alunos dos cursos de pós-graduação EAD. Com essa metodologia, o aluno é o protagonista do próprio aprendizado e pode escolher de que forma quer estudar, podendo optar ou não pelo uso de materiais impressos.
Sendo assim, é preciso que seja avaliado de qual forma há melhor absorção dos conteúdos, com livros ou videoaulas. Mas a nossa dica, pensando na qualidade do seu aprendizado, é que seja feita a união das duas formas de estudos. Tanto é que, seja nos livros impressos ou nos digitais, é possível encontrar QR Codes que, ao serem lidos, levam o aluno direto para a videoaula correspondente àquele assunto.
Por fim, é preciso destacar outro ponto importante a ser destacado em relação ao EAD: nessa modalidade apenas o ritmo de aprendizagem do aluno é o que importa. Com as aulas a distância é possível, por exemplo, acelerar um assunto que já domina, ou aprofundar os estudos de um tema no qual haja maior interesse ou no qual exista uma maior dificuldade no aprendizado. Dessa forma, o seu aproveitamento é ainda maior e, consequentemente, os seus resultados também serão.
Então é isso, esperamos que esse texto tenha sido esclarecedor no que diz respeito a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, e que tenha servido para alimentar ainda mais sua intenção de buscar o melhor curso de pós-graduação e tornar-se um profissional qualificado mas, acima de tudo, que fará a diferença na vida dos alunos.
Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.
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