O que se estuda em um curso técnico em marketing ead?

Hoje vamos te contar tudo sobre o curso técnico em marketing ead! Além de todas as informações sobre a faculdade e a grade curricular, você também vai saber como é o mercado de trabalho tecnólogo em marketing e qual é o salario de um tecnólogo em marketing.

O que se estuda em um curso tecnológico de marketing?

Se você está pensando em ingressar em um curso tecnólogo de marketing é importante saber quais são as disciplinas que verá ao longo dos dois anos de curso. Por isso, pegamos como exemplo o curso de tecnólogo em marketing do Centro Universitário UniSantaCruz que tem uma carga horária total do curso de 1.665 horas, divididas em 4 semestres e 8 módulos:

Semestre 1 – Módulo 1 A

  • Introdução Às Ciências Sociais 60h
  • Empreendedorismo 60h
  • Prática Textual Em Língua Portuguesa 60h

Semestre 1 – Módulo 1 B

  • Sociologia Geral 60h
  • Economia E Mercado 60h
  • Métodos E Técnicas De Pesquisa 60h
  • Língua Brasileira De Sinais – Libras 30h

Semestre 2 – Módulo 2 A

  • Introdução À Administração 60h
  • Gestão De Pessoas 60h
  • Comunicação Empresarial 60h
  • Direitos Humanos E Relações Étnico-Raciais 30h

Semestre 2 -Módulo 2 B

  • Fundamentos De Marketing 75h
  • Direito Empresarial 60h
  • Comportamento Do Consumidor E Marketing De Relacionamento 75h
  • Projeto Integrador I 15h

Semestre 3 – Módulo 3 A

  • Estratégia De Marketing 75h
  • Análise De Mercado 60h
  • Gestão De Marketing 75h
  • Educação Ambiental 30h

Semestre 3 – Módulo 3 B

  • Gestão De Produtos E Serviços 75h
  • Marketing Digital 75h
  • Tópicos Especiais 30h

Semestre 4 – Módulo 4 A

  • Sistema De Informações De Marketing 75h
  • Gestão De Projetos 60h
  • Marketing De Serviços 75h

Semestre 4 – Módulo 4 B

  • Comunicação Integrada De Marketing 75h
  • Canais De Distribuição De Marketing 60h
  • Projeto Integrador II 15h
  • Gestão De Operações E Logística 60h

Como funciona o EAD Plus Santa Cruz

No Centro Universitário UniSantaCruz os alunos recebem livros impressos, videoaulas em DVD e também online, por meio do AVA, que é o Ambiente Virtual de Aprendizagem. O diferencial dessa metodologia é que ela possibilita o estudo mesmo sem conexão com a internet.

O corpo docente do EAD Plus Santa Cruz é formado pelos melhores e mais renomados profissionais do Brasil, que aliam não só uma excelente didática como também o domínio completo dos conteúdos no currículo na área de marketing.

Ao fazer a elaboração do material didático os professores/autores além de escreverem os livros, também participam das videoaulas e da composição de questões, assegurando a qualidade no compartilhamento das informações e minimizando dúvidas.

Como está o mercado de trabalho para um tecnólogo de marketing?

O profissional tecnólogo de marketing encontra boas oportunidades de carreira em agências de comunicação. Essa é uma área que conta com um mercado bastante amplo e cada vez mais profissionalizado.

Dessa maneira, um técnico em marketing pode atuar como analista nas agências, é também como gestor, o que garante a possibilidade de trabalhar ainda como coordenador de merchandising, supervisor e gerente de vendas.

É preciso destacar que é grande a procura de bons profissionais de marketing especialmente em empresas de pequeno e médio porte, que buscam crescimento mais sólido e rápido, em áreas como comunicação integrada, varejo, marketing digital, endomarketing e marketing de relacionamento.

E ainda, existe um importante crescimento no campo esportivo. Muitos clubes de futebol que desejam reestruturar sua atuação com os torcedores e sócios precisam do trabalho de um profissional marketing para ajudar a valorizar de forma mais consistente sua marca dentro do mercado.

Podemos afirmar que atualmente o trabalho do tecnólogo em marketing se tornou indispensável para todas as empresas. O mercado da tecnologia em marketing é um dos que mais cresce no Brasil, além de ser dinâmico e ter espaço para diferentes perfis de profissionais, desde os que possuem características mais analíticas até os mais criativos.

Qual é o salário do tecnólogo em marketing?

Como em toda profissão, o salário do tecnólogo em Marketing varia de acordo com o nível de experiência do profissional, a especialidade, o porte da empresa, o mercado de atuação, entre outros fatores importantes.

Mas, utilizando como base o cargo de analista de marketing, por exemplo, podemos afirma que esse profissional recebe em média R$ 3.775,48 de salário mensal, para uma jornada de trabalho de aproximadamente 40 horas semanais. Já um profissional que atua como gerente de marketing recebe em média R$ 7.875,88 de vencimento mensal, pela mesma carga horária de trabalho do analista.

Quais são as áreas de atuação do tecnólogo em marketing?

Conheça um pouco mais sobre as áreas em que o profissional com diploma de tecnologia em marketing pode atuar:

  • Marketing Estratégico: essa área enviolve atividades realizadas antes da produção do produto, como por exemplo o estudo de mercado, as estratégias de venda, a concepção do produto, entre outras etapas.
  • Marketing Operacional: nada mais é do que o trabalho posterior à produção do produto, tais como a elaboração de campanhas, estratégias de venda, entre outros.
  • Marketing Digital: esse é um dos mercados mais promissores da atualidade, envolve a utilização da internet e redes sociais para estabelecer um relacionamento sólido da marca com o cliente.
  • Endomarketing: área voltada para as ações dentro das empresas, com o objetivo de melhorar a compreensão e o engajamento dos colaboradores da própria organização.
  • Marketing de Relacionamento: essa área cuida da relação entre a empresa e seus clientes, criando e mantendo canais de comunicação e canais de pós-venda. Também é utilizado para auxiliar nas relações da empresa com seus fornecedores e parceiros.
  • Marketing Esportivo: área que aplica conceitos de marketing no patrocínio de equipes e realização de eventos esportivos, por exemplo.
  • Marketing Político: essa área tem como objetivo adequar a imagem de um político ou candidato junto ao seu eleitorado, tanto no período que antecede as eleições como durante o mandato.
  • Marketing Social: é a área responsável pela promoção de uma causa, conceito ou comportamento social para conscientizar e educar determinada população, ou até promover a mudança de comportamento de grupos de indivíduos.
  • Marketing Cultural: envolve a estratégia de associar marcas, produtos e empresas a projetos culturais através de apoios e patrocínios.
  • Neuromarketing: é o estudo das reações que acontecem no cérebro dos consumidores quando estão expostos a imagens, vídeos e anúncios de determinados produtos.
  • Marketing Antropológico: investiga o comportamento das pessoas ao fazerem escolhas de compra por meio da observação de clientes no momento em que escolhem ou usam determinados produtos.

Deixe seu Comentário