O que é e como funciona uma pós graduação em educação infantil?

A Educação Infantil é a primeira etapa da vida escolar do aluno. Essa etapa da educação acontece entre os 0 e 5 anos de idade e é destinada ao processo de socialização dos estudantes.

Por que a Educação Infantil é tão importante?

A educação infantil oferece aos alunos uma série de benefícios que são levados no decorrer de toda a vida. Entre esses benefícios, podemos destacar:

  • Melhora na autonomia, concentração e sociabilidade
  • Melhora o desenvolvimento intelectual e sociocomportamental da criança
  • Auxilia no desenvolvimento psicomotor

E quando falamos em benefícios obtidos com a educação infantil que são levados para a vida adulta, podemos destacar a pesquisa realizada pelo economista norte-americano James Heckman, ganhador do Prêmio Nobel no ano 2000, que constatou que a educação na infância é, provavelmente, o melhor investimento social que existe e deve começar o quanto antes. Esse estudo apontou que as crianças que frequentam a escola desde a creche, quando na idade adulta, têm mais chances de conquistarem maiores rendas e a probabilidade de elas ficarem dependentes de programas assistenciais do Estado são muito menores.

A pesquisa alerta para a ausência dos incentivos corretos nessa fase da infância, que pode resultar em problemas sociais como a evasão escolar, gravidez na adolescência, criminalidade e propensão ao tabagismo.

O que é a Pós-graduação em educação infantil?

Se a sua dúvida é o que é Pós-graduação em educação infantil, veio ao lugar certo. Depois de saber a importância dessa etapa da educação, você precisa saber do que se trata esse curso. A especialização em Educação Infantil tem o objetivo de aprofundar os conhecimentos do profissional para atuação no trabalho cotidiano da docência, gestão, supervisão e organização curricular em escolas de Educação Infantil. Além disso, também fala sobre a formação dos profissionais para cuidar/educar crianças de 0 a 6 anos.

Por que fazer uma pós em Educação Infantil?

Além de poder participar dessa fase tão determinante na vida dos alunos, existe outros motivos para se matricular em uma pós graduação em educação infantil a distância.

Primeiramente precisamos falar que ao incluir uma pós, você certamente ampliará as suas oportunidades junto ao mercado de trabalho, e poderá, inclusive, fazer jus a um ótimo aumento de salário. Aumento esse que, em alguns casos, pode até mesmo ultrapassar os 50%. Uma pesquisa recente, realizada com cerca de dois milhões de profissionais, em 4.063 cidades do Brasil, mostrou que, dependendo do cargo, ter uma pós-graduação pode significar um aumento de até 53,7% no salário.

Quanto tempo dura uma pós-graduação em educação infantil?

Quer saber quanto tempo dura uma pós-graduação em educação infantil? A resposta para essa pergunta é muito fácil. O curso pode durar 6, 9 ou 15 meses. Em todos os casos ele é composto por uma carga horária de 450 horas, mas distribuídas de acordo com a duração escolhida no ato da matrícula.

O que faz uma pessoa pós-graduada em Educação Infantil?

O mercado de trabalho para os especialistas em Educação Infantil é um dos mais aquecidos e com possibilidades de trabalho na área da Educação.

Por ter uma formação bastante ampla e abrangente, é permitido que este especialista participe de todo o processo educacional, como em sala de aula, ou com projetos pedagógicos e até na gestão educacional. Além disso, ele também pode atuar em projetos referentes à elaboração de material didático.

O que se estuda na Pós-graduação em Educação Infantil?

Como já dissemos anteriormente, o curso tem 450 horas de duração. Essa carga é dividida entre as seguintes disciplinas:

  • Didática do Ensino Superior
  • Novos Caminhos para Profissionais da Educação
  • Fundamentos Biológicos do Desenvolvimento Infantil
  • Linguagem Oral e Escrita
  • Literatura Infantil
  • Movimento

Cada módulo tem 75 horas de duração.

Pós-graduação em Educação Infantil

O principal objetivo do curso da Pós em educação infantil da São Luís é aprofundar os conhecimentos teóricos e metodológicos para a atuação docente no trabalho cotidiano da educação infantil, bem como atualizar a formação de profissionais que apoiarão a prática pedagógica docente.

Então, agora você vai descobrir como se especializar em educação infantil.

O curso é voltado aos profissionais que já estão formados em um curso superior na área da educação, por isso, a nossa recomendação é que você busque por uma pós graduação em educação infantil ead.

A primeira vantagem de fazer o curso de Educação Infantil a distância é que você vai poder escolher o tempo de duração da sua pós-graduação. Como já dissemos, ela pode durar 6, 9 ou 15 meses.

De qualquer forma, ao se matricular, o aluno vai ter acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde vai poder acessar as videoaulas, os materiais de apoio, solicitar documentos, ver notas, fazer avaliações e diversos outros serviços ofertados pela instituição de ensino através desse sistema.

Outro ponto importante que você deve se atentar ao escolher um curso EAD é em relação aos materiais ofertados aos alunos do curso de pós-graduação. Com essa metodologia, o aluno se torna o protagonista do próprio aprendizado e pode escolher de que forma quer estudar, podendo optar pelo uso de materiais impressos, videoaulas ou DVDs. Sendo assim, é preciso que você avalie de qual forma absorve melhor os conteúdos e utilize os métodos que melhor se encaixam no seu perfil. Mas a nossa dica, pensando na qualidade do seu aprendizado, é que você una as duas formas de estudos: livros e videoaulas. Assim você consegue absorver o máximo de conteúdos possíveis e tem a possibilidade de tirar as suas dúvidas consultando o material impresso ou as videoaulas como apoio.

Além disso, ao estudar com materiais impressos você torna seu aprendizado muito mais profundo, pois vai poder grifar ou fazer anotações nas partes que forem mais importantes para você.

Por fim, é preciso destacar outro ponto importante a ser destacado em relação ao EAD: nessa modalidade apenas o ritmo de aprendizagem do aluno é o que importa. Com as aulas a distância, você pode, por exemplo, acelerar a aula de um assunto que já domina, ou aprofundar os estudos de um tema que é do seu interesse ou que você tenha maior dificuldade. Dessa forma, o seu aproveitamento é ainda maior e, consequentemente, os seus resultados também serão.

Deixe seu Comentário