ENCCEJA: Tudo que você precisa saber

O ENCCEJA, ou Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, é reconhecidamenta a maneira mais simples e rápida para que, quem não conseguiu concluir o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio dentro da idade limite, ou seja, 15 e 18 anos, respectivamente, possa conquistar a tão aguardada certificação. Então, caso você faça parte de alguma das duas situações e ainda tem dúvida se fazer ENCCEJA vale a pena, não resta dúvida que a resposta é sim, não apenas pela conclusão do ensino, mas principalmente pela possibilidade de buscar melhores oportunidades no mercado de trabalho. Inclusive, quem faz ENCCEJA pode fazer concurso publico.

Como funciona o ENCCEJA?

Sobre ENCCEJA o que é você já sabe, agora é hora falarmos sobre o ENCCEJA como funciona. Antes de mais nada é importante saber que ele é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, também conhecido por ser responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Quem quiser participar não precisa pagar nada. É exatamente o que você leu. As inscrições para o ENCCEJA são totalmente gratuitas, e podem ser feitas tanto por brasileiros que residem no Brasil como também por aquelas que moram no exterior, incluindo pessoas que estão atualmente privadas de liberdade.

Justamente por haver a possibilidade de que vários grupos distintos possam participar, costumam ser aplicadas provas em ocasiões diferentes. Como assim? A gente explica. Tem o ENCCEJA Nacional, que é feito por aqueles que moram no Brasil; o ENCCEJA Nacional PPL, também para moradores do nosso país, mas que estão no momento privados de liberdade ou cumprindo medidas socioeducativas; o ENCCEJA Exterior, destinado aos brasileiros que residem, como o próprio nome já diz, no exterior; e por fim, o ENCCEJA Exterior PPL, para os brasileiros que estão cumprindo pena em regime fechado ou alguma medida socioeducativa fora do Brasil.

Porém, apesar de serem situações diferentes nos quatro casos acima mencionados, as provas têm estrutura igual, tendo como única mudança, é claro, o nível de escolaridade ao qual o aluno irá buscar a certificação. Mas sobre os conteúdos das provas falaremos a seguir, portanto, continue conosco pois esse assunto é extremamente importante de ser conhecido.

Como são as provas?

Se você, após ler o que explicamos até agora, decidiu participar do Exame e ir em busca da conclusão dos seus estudos, vamos te contar o que estudar para o ENCCEJA. Começamos com quem quer o certificado do Ensino Fundamental. Nesse caso a prova consiste em 120 questões divididas entre as seguintes áreas do conhecimento: Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física; e Geografia e História.

Já aqueles que buscam a conclusão do Ensino Médio terão uma prova bem semelhante a aplicada no ENEM, isso porque envolve exatamente as mesmas áreas do conhecimento. Ela é estruturada da seguinte maneira: 30 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física); 30 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); 30 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia); e finalmente, 30 questões de Matemática e suas Tecnologias.

É importante lembrar que, além das provas objetivas que detalhamos nos dois parágrafos anteriores, os participantes devem também fazer uma Redação, que deve ser estruturada em prosa dissertativa-argumentativa, e tradicionalmente costuma ter como tema assuntos ligados à área científica, cultural, política e social, que tenha importância no Brasil ou no mundo.

Serão aprovados aqueles que conseguirem alcançar pelo menos 100 pontos em cada uma das áreas do conhecimento mencionadas, além de uma nota igual ou superior as cinco pontos na Redação, cujo valor total é de 10 pontos. Porém, caso não consiga alcançar a pontuação mínima em alguma das áreas, nem tudo está perdido, no ano seguinte não será necessário fazer todo o Exame na íntegra novamente, será possível inscrever-se apenas para ser avaliado na área que faltou.

Agora que você já sabe para o ENCCEJA o que estudar, vamos falar sobre outro passo fundamental, a inscrição.

Inscrições e Cronograma do ENCCEJA 2021

As inscrições para o ENCCEJA 2020, que devido a situação da pandemia acontecerá em 2021, já estão encerradas. Mas quem quiser participar da próxima edição precisa ter no mínimo 15 anos, caso queira concluir o Ensino Fundamental, e pelo menos 18 anos, caso busque o certificado de conclusão do Ensino Médio. Atendendo a um desses requisitos então basta aguardar o início do prazo, acessar o site do Inep (as inscrições acontecem exclusivamente por lá), preencher os dados solicitados, e assim a participação estará garantida!

As provas do ENCCEJA 2020 estão, a princípio, marcadas para serem aplicadas no dia 25 de abril de 2021. No período da manhã farão as provas os postulantes ao Ensino Fundamental e no período da tarde quem fará o exame de Ensino Médio. A duração total é de quatro e cinco horas, respectivamente. O cartão de confirmação, assim como o local de prova e ensalamento poderão ser conferidos na página do participante ENCCEJA, que deverá ser acessada usando como como login o número do CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição.

No dia da prova não esqueça de levar com você um documento oficial com foto, o cartão de confirmação e uma (mas o ideal é pelo menos duas) caneta esferográfica transparente de tinta preta, pois apenas essas características serão aceitas.

Esperamos que essas informações sejam muito úteis. E assim que tivermos informações sobre a próxima edição, essa sim referente ao ano de 2021, traremos aqui no blog Caderno do ENEM todas as novidades e dicas para você garantir o sucesso no ENCCEJA e conquistar sua tão sonhada certificação de Ensino Fundamental ou Ensino Superior.

Resumo ENCCEJA

  • Período de Inscrições – de 11 de janeiro a 22 de janeiro de 2021
  • Solicitação de Atendimento Especial – de 11 de janeiro a 22 de janeiro de 2021
  • Resultado da Solicitação de Atendimento Especial – 01 de fevereiro de 2021
  • Divulgação dos Locais de Prova – a confirmar
  • Aplicação das Provas – 25 de abril de 2021 (Ensino Fundamental no período da manhã e Ensino Médio no período da tarde)
  • Divulgação do Gabarito Oficial – até 10 dias úteis após a aplicação das provas
  • Resultado Oficial – a confirmar

Equipe de redação do Caderno do ENEM

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

seis + catorze =