Descubra o segredo para passar em medicina com a nota do ENEM!

Se você acompanha o mundo dos vestibulares já deve saber que o curso de Medicina é um dos mais concorridos nas universidades do país. Em outras palavras, isso quer dizer que a graduação possui também a maior nota de corte nos processos seletivos. 

Porém, atualmente, com o objetivo de reduzir a quantidade de vestibulares a serem prestados, é possível utilizar a nota do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, para concorrer a uma das vagas. 

Por isso, se você pensa em garantir sua aprovação no curso de Medicina, chegou a hora de saber como isso funciona. E para te ajudar neste quesito, nós do Caderno do Enem explicaremos tudo o que você precisa saber para passar em medicina pelo Enem.

Como passar em medicina pelo Enem

Poder utilizar a nota do Enem para passar em medicina pode ser considerada uma boa notícia para a maioria dos estudantes. Afinal, todos devem, em algum momento, enfrentar o exame elaborado pelo Ministério da Educação. 

Porém, vale lembrar que ainda não são todas as faculdades que permitem o acesso ao nível superior por meio do Enem. 

Então, para saber realmente como passar em medicina no Enem, conheça agora todas a opções disponíveis: 

Sistema de Seleção Unificada – Sisu

Se o seu objetivo é ingressar em uma das universidades públicas do país, você pode optar pelo Sisu. 

O Sistema de Seleção Unificada – Sisu é um programa do governo que distribui as vagas disponíveis no Ensino Superior, de acordo com a classificação dos estudantes no Enem. Este sistema já substituiu o vestibular tradicional em diversas instituições públicas de todo o Brasil, e algumas outras reservam uma parte de suas vagas para esta forma de ingresso.

O processo, que acontece duas vezes ao ano, permite iniciar os estudos no primeiro ou no segundo semestre letivo. 

Para participar da concorrência de vagas pelo Sisu, o candidato deve ter participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem e não ter zerado na redação. 

A inscrição do Sisu é feita exclusivamente via internet, na página oficial do programa, sendo isenta de cobrança de taxas, o que, consequentemente, gera uma grande concorrência. 

Programa Universidade para Todos – Prouni

Outra boa alternativa é se inscrever no Prouni, que também é oferecido pelo Ministério da Educação – MEC. 

A iniciativa tem como objetivo oferecer bolsas de estudo, integrais e parciais de 50%, em instituições particulares de educação superior, ao menos duas vezes por ano, sendo no início de cada semestre letivo. 

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, que oferecem 50% de desconto, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

Além disso, podem participar os estudantes que não possuem diploma de curso superior e que tenham participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas, sem zerar na redação. 

Seguindo estes critérios, podem participar: 

Estudantes –  que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública, ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola.

Estudantes com deficiência – neste caso, não é necessário ter cursado todo ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola.

Professores – da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

 

Que nota preciso tirar no Enem para passar em medicina?

Agora que você já conhece os programas que facilitam o seu ingresso no ensino superior, é preciso descobrir quantos pontos precisa para passar em medicina no Enem.

Neste sentido, você deve ter em mente que por ser um curso muito concorrido, a graduação em Medicina possui uma nota de corte bastante alta. 

Isso significa que a nota mínima necessária para ser aprovado costuma ser maior do que para conseguir uma vaga em outros cursos. Esse valor está relacionado com a média de desempenho dos outros candidatos e com o número de vagas disponibilizado pelas instituições de ensino.

Sendo assim, é normal que as notas de corte variem entre uma e outra — por exemplo, uma universidade pública pode ser mais disputada e exigir uma pontuação maior do que uma instituição de ensino privada.

Por isso, não é possível dizer exatamente quanto precisa tirar no Enem para passar em medicina, uma vez que, a cada edição do Enem, esse valor varia um pouco, acompanhando a performance dos estudantes. 

Mas, para que você possa ter uma base e entender a importância de uma boa preparação, podemos estimar que a nota mínima gira em torno de 800 pontos. 

No entanto, é claro que aqui a máxima quanto mais, melhor, se aplica. Ultrapassar esse número aumenta não só as suas chances de ingresso, como também de poder escolher entre mais de uma instituição. 

Como estudar para passar em medicina no Enem

Após ter uma breve noção da nota de corte do curso de Medicina no Enem, você deve ter percebido que será necessário pegar pesado nos estudos. 

E para te ajudar com isso, elaboramos abaixo uma série de dicas que, se aplicadas corretamente, vão te deixar pertinho de garantir uma vaga no curso dos sonhos. 

Estude com a máxima antecedência possível

Como já informamos anteriormente neste texto, a concorrência pode ser implacável e vai exigir que você tenha uma nota muito acima da média no Enem. 

Por isso, todo o recurso de estudo e tempo deve ser aproveitado. Se possível, invista em cursos preparatórios específicos e capriche nos simulados de questões e redação. 

Invista pesado na redação

Pode parecer que não, mas a redação é peça fundamental na sua aprovação no Enem. Isso porque ela contribui para a composição da sua nota final e serve ainda como critério de desempate caso dois candidatos com a mesma média de pontos estejam disputando uma vaga em Medicina.

Sendo assim, é importante que você pratique tanto a sua leitura quanto a escrita. E ainda, esteja por dentro dos principais assuntos da atualidade e cultura. 

Reforce os estudos em Matemática e Ciências da Natureza

Essas provas são essenciais para quem busca uma vaga em Medicina. 

Ter uma boa pontuação em Matemática vai garantir uma nota acima da média por um motivo óbvio: essa é a prova em que normalmente os outros candidatos têm o desempenho mais baixo. 

Já um desempenho bacana na prova de Ciências da Natureza, que compreende as disciplinas de Química, Física e Biologia, pode garantir entrada naquelas universidades que dão um peso maior à nota dessa área do conhecimento, sem mencionar que essa é a  área-base da Medicina.

Equipe de redação do Caderno do ENEM

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

vinte − dezoito =