Como ser aprovado no ENEM? Dicas para passar no exame

Nesse texto você vai saber como passar no enem; quantas questões tem que acertar para passar no enem; nota para passar no enem; nota mínima para passar no enem; dicas de estudo para o enem e muito mais!

Como ser aprovado no ENEM

Vamos te contar tudo o que você precisar saber sobre como passar no enem! O Exame Nacional do Ensino Médio é a prova mais importante do Brasil para quem está pensando em ingressar no ensino superior em uma universidade. A nota da prova pode ser usada para se inscrever em diversos programas do Governo Federal e processos seletivos para tentar uma vaga em faculdades públicas e privadas, ganhar bolsas de estudo e até financiar a mensalidade da faculdade particular.

Porém, é importante destacar que a nota mínima para ser aprovado dependerá muito do processo seletivo em que você pretende se inscrever e também do curso e universidade escolhidos. Em geral, quanto mais concorrida é uma vaga, com toda a certeza maior será a pontuação necessária para passar.

Nota mínima para passar no Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) usa a nota do ENEM como critério de seleção para distribuir vagas em universidades públicas de todas as regiões do Brasil. Não é preciso fazer vestibular, basta ter feito a edição mais recente do Enem para se inscrever no Sisu.

Porém, existe uma exigência mínima para você concorrer a uma vaga: é preciso obter nota superior a zero na redação. Alguns cursos tradicionalmente são muito concorridos e, por esse motivo, apresentam notas de corte muito elevadas, como por exemplo: Medicina, Direito e as Engenharias. A pontuação neste caso costuma ficar entre 700 e 850 pontos nas faculdades mais concorridas.

Em geral, se você conseguir atingir uma pontuação entre 550 e 650 pontos terá boas chances de conseguir vaga em diversas faculdades. As menores notas para ser aprovado neste caso costumam ser superiores a 450 pontos.

Nota mínima para passar no ProUni

Com a sua nota do Enem também é possível garantir uma bolsa de estudo em universidades particulares através do Programa Universidade para Todos (ProUni). Neste caso, para se inscrever, é necessário também ter feito a prova mais recente do Enem e atingido um mínimo de 450 pontos na média das provas e ainda uma nota maior que zero na redação.

Porém, é preciso destacar que para ser aprovado no Prouni, muitas vezes é preciso ter uma pontuação bem mais alta que isso. Mas, dependerá do curso escolhido e do desempenho dos candidatos que concorrem à mesma vaga que você deseja. Em suas últimas edições, a pontuação mínima do Prouni para ser aprovado em alguns cursos chegou a ultrapassar os 800 pontos.

Mas fique tranquilo, que de modo geral, com uma pontuação entre 600 e 700 pontos é possível garantir bolsa em diversas universidades. Concluindo, é preciso lembrar que o ProUni é destinado apenas para estudantes de baixa renda e só podem se inscrever aqueles que tiverem uma renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Nota mínima para conseguir FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) foi criado pelo Governo Federal para que estudantes de baixa renda possam financiar uma faculdade particular a juros baixos. Os candidatos a um empréstimo são selecionados com a nota obtida no Enem.

Neste caso, para se inscrever são aceitas as notas de qualquer edição do ENEM a partir de 2010, desde que você tenha atingido um mínimo de 450 pontos na média geral das provas e nota maior que zero na redação. É preciso ainda atender aos requisitos de renda estabelecidos pelo programa.

Com uma pontuação próxima ao mínimo é possível conseguir uma vaga nos cursos menos procurados. Porém, nas instituições mais concorridas é preciso tirar uma nota bem mais alta. Por exemplo, para os cursos de Medicina e Engenharia, é possível que seja preciso obter mais de 700 pontos para conseguir uma vaga.

Nota mínima para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio

É importante destacar ainda que a nota do Enem não serve apenas para entrar em uma faculdade. Se você ainda não concluiu seus estudos na escola regular pode usar a prova para obter um certificado de conclusão do Ensino Médio.

Neste caso, você precisa ter no mínimo 18 anos e atingir a seguinte pontuação:

  • 450 pontos em cada uma das provas: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática.
  • 500 pontos na redação.

 

Não há necessidade de entregar nenhum histórico escolar nem apresentar o certificado de conclusão do ensino fundamental. Isso é bom para quem parou de estudar há muito tempo e agora pode obter o diploma do Ensino Médio apenas com a nota do Enem.

E ainda, não existe concorrência entre os participantes! Todos os que marcarem essa opção no momento da inscrição do Enem e atingirem a pontuação mínima irão receber o certificado de conclusão do nível médio.

Nota mínima para universidades particulares

Existem algumas universidades particulares, que usam a nota do Enem no lugar do processo seletivo de vestibular. Neste caso, basta apresentar o boletim de desempenho e fazer a matrícula no curso desejado.

Assim sendo, a nota mínima exigida e a quantidade de vagas disponíveis variam conforme a faculdade. É importante ressaltar que não existe um processo seletivo único neste caso e os interessados devem procurar diretamente a secretaria da universidade onde desejam estudar.

Dicas para o ENEM

A nossa primeira dica para o ENEM é que você separe uma hora do seu dia para se atualizar sobre os temas atuais. Você pode acessar portais de notícia, ouvir podcasts, assistir filmes, séries, documentários e muito mais. Como a prova do ENEM costuma cobrar assuntos da atualidade, tanto nos enunciados das questões objetivas quanto na redação é importante que você fique por dentro do que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Outra dica, é que você deve priorizar o conteúdo que tem a possibilidade de melhorar e ampliar o seu conhecimento. Não adianta devorar todos os conteúdos, aprendendo às pressas, uma matéria que você não conseguiu assimilar de forma nenhuma durante o ano ou que pode até não cair no ENEM. Dê prioridade aos temas que você conseguirá absorver e procure pelos tópicos importantes e frequentes da prova.

 

Equipe de redação do Caderno do ENEM

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

5 + catorze =