Como funciona uma faculdade EAD?

No post de hoje, você vai entender como funciona a faculdade EAD, vai saber se curso EAD tem TCC e tirar todas as outras dúvidas sobre o assunto. Afinal, é importante que confira todas as informações antes de fazer a sua matrícula em uma graduação na área escolhida por você. E por falar nisso, também vamos te ajudar  em como escolher a melhor faculdade EAD. Leia o texto até o final e confira!

Quais faculdades posso fazer a distância?

Atualmente, o Ministério da Educação (MEC) autoriza que a maioria dos cursos de graduação, tanto licenciatura quanto bacharelado, sejam oferecidos no método a distância. Por isso, ao invés de falar quais faculdades posso fazer a distância, vamos te contar os principais cursos que não são oferecidos neste formato. Confira logo abaixo:

  • Astronomia
  • Biotecnologia
  • Fonoaudiologia
  • Geologia
  • Medicina
  • Medicina Veterinária
  • Oceanografia
  • Odontologia
  • Psicologia
  • Engenharia de Alimentos
  • Engenharia Aeronáutica
  • Engenharia do Petróleo
  • Engenharia Florestal
  • Engenharia Naval
  • Engenharia de Minas
  • Engenharia de Materiais
  • Engenharia Nuclear
  • Engenharia Química
  • Cinema
  • Direito
  • Moda

Esses cursos não podem ser oferecidos no método a distância porque, na maioria das vezes, exigem vivência do aluno com os objetos de estudo. Por isso, há a necessidade das aulas presenciais.

Como funciona um curso a distancia?

A educação a distancia está presente em diversas instituições de ensino e é a opção de milhares de estudantes. Então, vamos te explicar como funciona um curso a distancia, assim, você pode fazer a sua escolha com maior propriedade. Dessa forma, vamos começar com o processo de  matrícula, o aluno pode fazer um pré-cadastro pelo site da instituição de ensino e logo em seguida, o setor responsável entrará em contato para verificar a documentação e completar a matrícula. Mas, o estudante também tem a opção de fazer esse processo no modo presencial, se preferir.

Depois de matriculado, ele receberá o login de acesso para o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Essa é a plataforma de estudos, onde estarão as videoaulas das matérias do semestre, assim como, outros materiais de apoio ao ensino. Também é no AVA  que o estudante fará suas atividades e até mesmo algumas provas. Nessa plataforma é possível também conferir a documentação e demais recados da faculdade. Ou seja, essa é a “sala de aula” do estudante EAD.

E o modo de avaliação da educação a distância é similar ao presencial. Ou seja, o aluno passará por diversas atividades, trabalhos e provas e terá que alcançar uma nota mínima para ser considerado aprovado. É importante lembrar que essa nota que é chamada de média sofre alterações em cada instituição.

Curso EAD tem TCC?

Essa é uma das principais dúvidas: “curso EAD tem TCC?”. E a resposta é positiva. Todos os cursos em que são exigidos Trabalho de Conclusão de Curso, como licenciatura e bacharelado, também há essa exigência no curso EAD. Afinal, ambos seguem as mesmas diretrizes definidas pelo Ministério da Educação. Além disso, o aluno deve ver o TCC não apenas como uma exigência, mas também como um projeto importante para a transformação de estudante em profissional.

Além disso, é preciso lembrar que na faculdade EAD também há o estágio supervisionado obrigatório. E, diferente do que muitos pensam, ele é realizado no modo presencial. E essa é outra etapa bem importante. Afinal, será o primeiro contato do estudante com o mercado de trabalho e com a prática da profissão. Mas, é claro, ele ainda terá ao seu lado um supervisor para mostrar o melhor caminho a ser seguido.

Curso EAD tem formatura?

Outra dúvida dos alunos é se o curso EAD tem formatura. Essa dinâmica muda de acordo com cada instituição de ensino, por isso, é interessante verificar antes de fazer a sua matrícula. Mas, normalmente, para participar da colação de grau na educação a distância, o aluno precisa manifestar interesse com o responsável no polo. Assim, a faculdade EAD pode reunir os formandos interessados e realizar a cerimônia.

Como escolher a melhor faculdade EAD

Agora que você já conheceu mais sobre os cursos a distância, vamos te ensinar como escolher a melhor faculdade EAD. Afinal, há uma grande gama de instituições que oferecem o ensino neste formato. Então, o primeiro passo é verificar se a faculdade é credenciada pelo MEC. Afinal, é esse credenciamento que torna o seu diploma válido e bem aceito no mercado de trabalho, ou ainda, em outras universidades, quando você for fazer uma avaliação, por exemplo. Mas, não se preocupe, você pode verificar essa informação de forma fácil e rápida. É só acessar o site do Ministério da Educação e pesquisar pelo nome da instituição que você tem interesse.

Além disso, outra dica de como escolher a melhor faculdade EAD é conhecer um pouco mais sobre a metodologia de ensino e os materiais que a faculdade disponibiliza. Por exemplo, há instituições que, além das videoaulas, também entregam livros impressos para os alunos. Essa pode ser uma boa alternativa para deixar o ensino ainda mais completo.

Você também pode conferir nas redes sociais, o que os alunos e ex-alunos estão falando sobre os cursos EAD da instituição. É só acessar a página da faculdade no facebook ou no instagram e conferir. Algumas instituições também mantém depoimentos de alunos no site oficial.

E por último, mas não menos importante, você deve conferir qual é a grade curricular do curso. A grade nada mais é do que as matérias e assuntos que serão ensinadas durante a graduação. Nessa listagem você também encontra os grandes projetos, como TCC e estágio supervisionado. A grade é diferente em cada instituição, mesmo que as universidades sigam uma base de ensino, então, é importante verificar antes mesmo de fazer a sua matrícula e começar os estudos na área escolhida por você.

Vale a pena fazer uma faculdade EAD?

E para fechar o texto, vamos responder a última pergunta: “vale a pena fazer uma faculdade EAD?”.  É inegável que os cursos EAD possuem vantagens exclusivas que não podem ser acompanhadas pela faculdade presencial. Ou seja, você tem a flexibilidade de escolher quando e onde estudar, assim, pode equilibrar melhor o trabalho, os estudos e demais responsabilidades diárias. Além disso, é possível fazer um estudo muito mais personalizado, de acordo com seus interesses, dificuldades e facilidades. E ainda, há a economia de dinheiro. Afinal, as mensalidades da educação a distância são, em média, 50% mais baixas do que no curso presencial. Além disso, o aluno não tem gastos extras com deslocamento, já que não precisa ir constantemente até a instituição de ensino.

Deixe seu Comentário