Como escolher um curso de pós-graduação?

O objetivo da pós-graduação é ajudar qualquer profissional a se especializar e conquistar novas e melhores oportunidades no mercado de trabalho, alavancando a carreira. Por isso, no post de hoje, vamos te dar algumas dicas de como escolher um curso de pós graduação lato sensu, independente de qual é a sua área de atuação. Então, confira o post até o final e fique bem informado sobre o assunto.

O que é pós graduação?

Então, para começar, precisamos dizer que as pós-graduação a distância são especializações profissionais. Por isso, para se matricular é necessário já ter concluído um curso de nível superior, ou seja, uma graduação, seja ela bacharelado ou licenciatura. É importante dizer que, normalmente, não é necessário apresentar o diploma no ato da matrícula, mas sim uma declaração de conclusão de curso. Afinal, o diploma sempre leva alguns meses para ficar pronto.

Sendo assim, a ideia é se especializar em um segmento dentro da sua área, aquela que você escolheu na graduação. Para fazer uma boa escolha é importante conferir como está o mercado, quais segmentos estão com carência de profissional qualificado, quais áreas oferecem boas oportunidades e quais estarão em alta nos próximos meses ou anos. Mas, além disso, é importante levar em conta as suas habilidades e preferências. Afinal, é importante gostar do trabalho para se sentir um profissional completo. Então, coloque esses pontos na balança na hora de fazer a sua escolha.

Mas antes de falar mais sobre essas dicas de como escolher um curso, confira algumas das dúvidas mais frequentes dos estudantes.

É necessário fazer TCC em cursos de pós-graduação?

Muitas pessoas ficam em dúvida se é necessário fazer TCC nos cursos de pós EAD. E a resposta é não. O famoso Trabalho de Conclusão de Curso não é obrigatório para alunos de especialização. Porém, caso o estudante queira é possível sim realizar esse trabalho. Só é necessário conferir com cada instituição de ensino como funciona esse processo.

Existe estágio obrigatório na grade curricular de pós?

Esta é outra dúvida frequente dos estudantes, por isso, precisamos deixar claro que na maioria dos cursos de pós-graduação, o estágio não é obrigatório. A exceção fica com a pós-graduação Stricto-Sensu Doutorado, onde o estágio-docência faz parte da grade horária obrigatória para conclusão do curso.

Ou seja, se você quer fazer uma especialização não é necessário realizar o estágio, até porque, entende-se que as pessoas que se matriculam nesse curso já estão inseridas no mercado de trabalho, por isso, não há a necessidade do estágio.

Como escolher uma pós-graduação a distância?

Agora que você já entendeu o que são os cursos de pós-graduação online, vamos falar sobre como escolher o seu. Afinal, independente da área escolhida, há alguns pontos que você precisa levar em conta na hora de fazer a sua escolha. Confira todos eles logo abaixo!

Credenciamento do MEC

Antes de falar especificamente sobre qual curso escolher, você precisa conferir alguns detalhes importantes sobre a instituição de ensino. E o primeira deles, é conferir se a faculdade é credenciada no Ministério da Educação (MEC) para oferecer esse tipo de curso. Afinal, é esse credenciamento que torna o seu diploma válido e bem aceito pelo mercado de trabalho, quando você estiver procurando por vagas na área.

Além disso, também é interessante conferir mais sobre o histórico da instituição. Para isso, é importante saber a opinião de alunos e ex-alunos. Então, você pode acessar as páginas da faculdade nas redes sociais como no facebook e instagram e dar uma olhada nos comentários e avaliações.

Pesquise sobre o mercado de trabalho

Antes de optar entre um dos cursos de especialização, é importante pesquisar e conhecer um pouco mais sobre o mercado atual da sua área. Assim, você pode identificar quais são os segmentos que estão em busca de profissionais qualificados, quais oferecem os melhores salários, etc. Dessa forma, você já estará bem informado e saberá quais caminhos seguir.

Confira as tendências da área

Ainda seguindo o mesmo viés de pesquisa, é importante conferir quais são as próximas tendências para a sua área. Afinal, há alguns temas que estão sendo discutidos no momento e que podem virar tendência nos próximos seis meses ou até um ano, bem a tempo de você terminar uma pós-graduação a distância.

Converse com profissionais da área

Além de pesquisar, é importante ter um contato direto com outros profissionais da área. Assim, você pode trocar ideias e ter alguns insights. Essa prática também ajuda a criar uma rede de contatos que são importantes para o seu desenvolvimento, o chamado networking.

Leve em conta as suas habilidades e preferências

Além de conferir o que está em alta, é importante sempre colocar na balança as suas habilidades e preferências. Afinal, para ser um bom profissional é preciso gostar do seu trabalho e das atividades diárias que desempenha. Então, pense quais são os seus pontos fortes e fracos na profissão. Assim, você tem dois caminhos a seguir, ou se especializa no que você já faz bem, ou então, fortalece seus pontos fracos.

Matricule-se hoje mesmo em uma pós-graduação

Prontinho, agora você já tem todas as informações necessárias sobre o assunto e já pode se matricular. Afinal, seguindo as nossas dicas, temos certeza que você fará a melhor escolha pelo curso de especialização. E para finalizar vamos a outro conselho: confira a grade curricular do curso, ou seja, as matérias e assuntos que serão ensinados durante a pós. Além disso também é interessante conferir quais serão os seus professores e até mesmo pesquisar pelos seus trabalhos na internet.

Ou seja, com um pouco de pesquisa e levando em conta os seus interesses e habilidades você dará um passo em direção ao seu sucesso profissional. Afinal, profissionais com pós-graduação conquistam melhores oportunidades e consequentemente, tem acesso a salários mais atrativos no mercado. Sem mencionar o reconhecimento profissional e pessoal dessas conquistas. Ou seja, a partir de 6 meses você pode completar um curso na sua área e conquistar todos os benefícios que já foram mencionados neste post. Então, não deixe para depois, comece a estudar hoje mesmo!

 

Deixe seu Comentário