Como é um curso de pós-graduação a distância?

Se você está interessado em aprofundar seus conhecimentos e se matricular em um curso de pós-graduação a distância, precisa conferir esse post até o final. Pois, vamos contar todos os detalhes sobre o como é o curso, o que esperar dele e como ele pode te ajudar a enfrentar os desafios da profissão, independente da sua área. Então, tire todas as suas dúvidas e fique pronto para dar esse importante passo na sua carreira profissional.

O que é pós-graduação?

Então, para começar, precisamos dizer que os cursos de pós-graduação online são especializações profissionais. Por isso, para se matricular é necessário já ter concluído um curso de nível superior, ou seja, uma graduação, seja ela bacharelado ou licenciatura. É importante dizer que, normalmente, não é necessário apresentar o diploma no ato da matrícula, mas sim um declaração de conclusão de curso. Afinal, o diploma leva alguns meses para ficar pronto.

Sendo assim, a ideia é se especializar em um segmento dentro da sua área, aquela que você escolheu na graduação. Para fazer uma boa escolha é importante conferir como está o mercado, quais segmentos estão com carência de profissional qualificado, quais áreas oferecem boas oportunidades e quais estarão em alta nos próximos meses ou anos. Mas, além disso, é importante levar em conta as suas habilidades e preferências. Afinal, é importante gostar do trabalho para se sentir um profissional completo. Então, coloque esses pontos na balança na hora de fazer a sua escolha.

Além disso, há dois tipos de pós a lato sensu e a stricto sensu, vamos explicar um pouco mais sobre cada uma delas logo abaixo. Confira e entenda melhor.

Pós graduação lato sensu

Segundo o próprio Ministério da Educação (MEC), a pós-graduação lato sensu compreende programas de especialização e inclui os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma. Esse estilo de pós-graduação é aberto a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino – Art. 44, III, Lei nº 9.394/1996.

Na verdade, foi popularizado o termo pós-graduação como um curso lato sensu. Então, quando você ver instituições oferecendo pós, elas se referem a esse tipo de curso.

Pós graduação stricto sensu

Ainda segundo o MEC, as pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos (Art. 44, III, Lei nº 9.394/1996). Ao final do curso o aluno obterá diploma.

Pós-graduação EAD é reconhecida pelo MEC?

Muitas pessoas se questionam sobre o reconhecimento do Ministério da Educação, o famoso MEC. Na verdade, há sim a liberação para a realização de pós-graduação a distância, porém, é preciso conferir com cada instituição de ensino se há esse credenciamento.

E esse é um ponto bem importante. Afinal, é ele que torna o seu diploma válido e bem aceito, quando você for procurar uma vaga na área estudada, por exemplo. Então, confira essa informação antes de fazer a sua inscrição. Também é importante conhecer a grade curricular do curso, ou seja, as matérias e assuntos que serão ensinados durante a pós. Ainda é possível conferir os professores das disciplinas e pesquisar pelos seus trabalhos. Afinal, é essencial priorizar a qualidade do ensino.

Existe estágio curricular nos cursos de pós?

Esta é outra dúvida frequente dos estudantes, por isso, precisamos deixar claro que na maioria dos cursos de pós-graduação, o estágio não é obrigatório. A exceção fica com a pós-graduação Stricto-Sensu Doutorado, onde o estágio-docência faz parte da grade horária obrigatória para conclusão do curso.

Ou seja, se você quer fazer uma especialização não é necessário realizar o estágio, até porque, entende-se que as pessoas que se matriculam nesse curso já estão inseridas no mercado de trabalho, por isso, não há a necessidade do estágio.

É preciso fazer TCC na pós-graduação a distância?

E vamos a mais uma dúvida: é necessário fazer TCC nos cursos de pós EAD? E a resposta é não. O Trabalho de Conclusão de Curso não é obrigatório para alunos de especialização. Porém, caso o estudante queira é possível sim realizar esse trabalho. Só é necessário conferir com cada instituição de ensino como funciona esse processo.

Confira o material de ensino da pós-graduação a distância

Se você quer utilizar os conhecimentos da pós-graduação a distância para se desenvolver e alcançar novas oportunidades, precisa contar com um ensino de qualidade. Por isso, é importante tanto conhecer o histórico da faculdade que você está se inscrevendo, quanto saber quais são os materiais de ensino que você tem à disposição no seu dia a dia de aprendizado.

Além das videoaulas que ficam disponíveis no acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), também é possível ter acesso a livros impressos, por exemplo. Eles podem complementar os seus estudos, ou ainda, ser a única fonte de aprendizado caso prefira ou não tenha acesso constante à internet. Ou seja, é possível optar por um curso EAD, mesmo tendo essas limitações de acesso.

E para conhecer melhor a instituição, é possível ver quantos anos a faculdade está no mercado, o que as pessoas falam sobre ela e seus cursos. Uma boa maneira de conferir essas informações é observando as páginas da instituição nas redes sociais, como o instagram e o linkedin. Assim, você pode ter uma prévia de como é ser aluno da faculdade que está interessado.

Aposte em um curso de pós-graduação a distância

Ou seja, agora você já sabe como funciona o curso de pós EAD, já pode se matricular e começar os estudos. Além da praticidade que o curso à distância oferece, seguindo todas as nossas dicas, você encontrará uma instituição de qualidade, reconhecida pelo MEC, que vai te ajudar a dar mais um passo em direção ao sucesso da sua carreira, independente da área que você escolheu.

E se ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto, é só deixar o seu comentário neste post que vamos te ajudar a entender melhor!

Deixe seu Comentário