Home » Como é um curso de bacharelado em Serviço Social a distância?
No texto de hoje vamos te contar tudo sobre bacharelado em serviço social! Em primeiro lugar devemos destacar que o bacharelado em serviço social é responsável por preparar o profissional para atuação na sociedade com o intuito de intervir nas dificuldades de indivíduos e comunidades, por meio de propostas e ações de promoção do exercício pleno da cidadania.
Porém, antes de seguir com mais informações, precisamos esclarecer também uma dúvida recorrente sobre qual a diferença entre licenciatura e bacharelado em serviço social. Fique sabendo que desde a formação, os futuros assistentes sociais já realizam atividades externas, na maioria das vezes em organizações não governamentais (ONGs), instituição filantrópicas, escolas e comunidades carentes. Isso deixa sempre em evidência a presença do Serviço Social na educação e do Serviço Social na saúde, portanto, como os cursos de licenciatura tem um foco maior no preparo para se tornar professor, o grau de Serviço Social é bacharelado.
Inicialmente podemos afirmar que o serviço social é uma profissão que possui caráter interventivo, e é baseada em instrumentos e métodos multidisciplinares de ciências sociais para realizar análises e propor adequações em diferentes questões sociais de comunidades. O profissional de serviço social promove desenvolvimento, mudança e coesão social nas desigualdades que surgem dentro da sociedade.
Assim sendo, durante os quatro anos de curso de serviço social os alunos têm contato com disciplinas de ciências sociais e humanas. Além disso, o conteúdo também abrange princípios de justiça social, direitos humanos, responsabilidade coletiva e respeito pela diversidade humana. Um assistente social é aquele profissional que irá se relacionar com as pessoas e as estruturas sociais para responder aos desafios do cotidiano, visando à melhoria do bem-estar social.
Como já falamos, quem se forma em um curso de graduação a distância de serviço social será conhecido como assistente social. Este profissional é responsável pelo planejamento e execução de políticas públicas e programas sociais para promoção do bem-estar coletivo e integração do indivíduo na sociedade. O assistente social também poderá atuar com questões de exclusão social, acompanhando, analisando e propondo ações de melhora das condições de vida dos indivíduos. É importante ressaltar que para exercer a profissão de forma regular, além do diploma de curso superior na área, é necessário obter o registro no Conselho Regional de Serviço Social do Estado onde atua.
O EAD Plus do Centro Universitário UniSantaCruz oferece um excelente curso de bacharelado em serviço social ead que possui carga horária total de 3020 horas.
A seguir você poderá conhecer a grade de disciplinas do curso superior bacharelado em serviço social:
Semestre 1
Módulo 1 A
Módulo 1 B
Semestre 2
Módulo 2 A
Módulo 2 B
Semestre 3
Módulo 3 A
Módulo 3 B
Semestre 4
Módulo 4 A
Módulo 4 B
Semestre 5
Módulo 5 A
Módulo 5 B
Semestre 6
Módulo 6 A
Módulo 6 B
Semestre 7
Módulo 7 A
Módulo 7 B
Semestre 8
Módulo 8 A
Módulo 8 B
Um assistente social pode atuar de forma direta em vários campos e instituições da sociedade, podendo desenvolver desde atividades em empresas privadas, órgãos públicos e organizações não governamentais, em áreas como:
Este profissional é requisitado tanto para o planejamento, como para a gestão e a execução de políticas, sejam programas ou projetos sociais. É preciso destacar que essas ações podem ser desenvolvidas para crianças, idosos, adolescentes, mulheres, índios, negros ou qualquer outro grupo que necessite de atenção social.
Na área pública, a atuação de um assistente social pode acontecer em órgãos relacionados ao bem estar social, como por exemplo, secretarias municipais e estaduais e centros de atendimento à população em situação de risco. Além disso, os assistentes sociais também podem trabalhar em secretarias de saúde, centros de saúde, hospitais, clínicas e até mesmo no apoio em setores de planos de saúde.
Por fim, não é só isso não, a atuação de um assistente social pode acontecer também na área empresarial, seja na educação ou em órgãos de financiamento e planejamento habitacional, cooperativas habitacionais, na área sócio-jurídica e com movimentos sociais populares. Além disso, há muitas vagas no terceiro setor. Enfim, esses foram só alguns exemplos, porém já deu para ficar claro que o mercado está aquecido para os assistentes sociais e há um leque grande de atuação para os profissionais desta área.
Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.
Conheça Mais Sobre o Autor
Deixe seu Comentário