Como é o mercado de trabalho para analistas e desenvolvedores de sistemas?

A área de Tecnologia da Informação está entre as mais promissoras do mercado de trabalho atual. Porém, antes de simplesmente ingressar nesse nicho é importante que os interessados em seguir esse caminho, tenham todas as informações possíveis a respeito dos cursos que estão inseridos no segmento. Neste texto falaremos sobre como é o mercado de trabalho para analistas e desenvolvedores de sistemas, que têm conquistado cada vez mais oportunidades nos últimos anos.

Ao formar-se na faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o futuro profissional se tornará apto ainda a analisar, desenvolver, projetar, implementar e atualizar sistemas de informação, além de implantar, projetar, testar e gerenciar sistemas e recursos que envolvam Hardware e Software.

Dessa forma, em sua rotina de trabalho, os analistas e desenvolvedores de sistemas desenvolvem atividades como a elaboração de manuais, análise de dados, desenho e construção de sistemas computacionais, assim como, solução de problemas variados.

Quais as áreas de atuação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Por ser, como dissemos anteriormente, uma profissão em alta, após concluir o curso tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, existem diversas possibilidades de atuação. Como, por exemplo, o desenvolvimento de softwares, em que o profissional atua em busca de soluções para as demandas de usuários e empresas.

Porém, como também já mencionado, é importante lembrar que esse trabalho passa por alguns processos importantes: levantamento de requisitos; análise de requisitos; desenho do projeto; implementação; testes; e implantação (quando o usuário recebe o software pronto para ser instalado).

O profissional também pode atuar na função DevOps, que é a pessoa que trabalha ao lado do desenvolvedor de software e do profissional de infraestrutura. Seu objetivo é realmente fazer uma ponte entre esses dois setores. Esse profissional também é responsável pela padronização dos sistemas, assim como, fazer as documentações exigidas e contribuir para o gerenciamento de novas versões. Outra atividade importante do DevOps é ajuda a simplificar os processos de produção, tornando as tarefas automáticas e as estruturas escaláveis.

A administração de redes também é outra possibilidade de atuação para esses profissionais. Nesse caso, o seu trabalho envolve a definição de quais redes são mais adequadas para um negócio; além de trabalhar a parte de hardware do processo; oferecer manutenção para garantir o bom funcionamento das redes; priorizar a segurança das informações envolvidas na rede; e ainda, verificar as possibilidades de expansão e atualização das redes.

Por fim, ainda há outros exemplos de possibilidades de trabalho no ramo da Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas como: administrador de banco de dados, backend e arquiteto da informação.

Grade curricular da Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD

Quando se trata dessa área, a modalidade que tem sido mais escolhida pelos novos matriculados é o EAD, onde o curso tem duração mínima de 24 meses. A carga horária total é de 2.000 mil horas, divididas em 80 horas dedicadas às Atividades Curriculares de Extensão (ACE), 120 horas para Atividades Práticas e Complementares (APC), e 30 horas para a realização de Atividades Integradoras.

E claro, não podemos esquecer as 1.770 horas restantes do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas a distância, que são totalmente destinadas ao aprendizado das disciplinas que deixarão o aluno apto a ingressar no mercado de trabalho. Abaixo listamos, semestre por semestre, cada uma delas:

1º Semestre

  • Liderança, Cidadania, Ética e Tecnologia Sustentável
  • Cybersecurity
  • Integração Computacional de Hardware e Software
  • Gestão Ágil de Projetos de Softwares
  • Desenvolvimento de Soluções com Python
  • Direitos Humanos e Relações Sociais

2º Semestre

  • Desenvolvimento Web
  • Cloud Computing
  • Sistemas Operacionais e Internet das Coisas (LOT)
  • Engenharia de Software
  • Projeto Web
  • Educação Ambiental

3º Semestre

  • Programação Mobile
  • Devops
  • Modelagem de Banco de Dados
  • Inteligência Artificial e Ambientes Cognitivos
  • Projeto Mobile
  • Língua Brasileira de Sinais – Libras

4º Semestre

  • Governança de TI e Direito Cibernético
  • Digital Business e Design Thinking
  • Empreendedorismo Digital e Tecnologias Exponenciais
  • Programação de Alta Performance
  • Desenvolvimento de Startups

Como você pôde observar, a grande maioria das disciplinas da faculdade a distância de Análise e Desenvolvimento de Sistemas são voltadas especificamente para terem seus conhecimentos aplicados em atuação na área, mas há ainda matérias como Liderança, Cidadania, Ética e Tecnologia Sustentável; Direitos Humanos e Relações Sociais; Educação Ambiental; e Língua Brasileira de Sinais – Libras, que também serão de grande utilidade para ingressar no mercado de trabalho.

Como escolher a melhor faculdade de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD?

O melhor curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é aquele que oferecerá a você um material didático de extrema qualidade, composto por livros digitais e videoaulas online, que poderão ser acessados em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) moderno e intuitivo. Sempre garantindo a certeza de que aquilo que você leu ou assistiu é exatamente o mesmo que será cobrado na prova. Portanto, basta estudar que o diploma é garantido.

Além disso, o poder de escolha disponibilizado pela melhor instituição de ensino superior também te dará o direito de optar pelo tempo de duração no qual quer terminar o curso, e claro, o valor que melhor se encaixa à sua situação para pagar as mensalidades.

A realidade é uma só, e convém repetir quantas vezes forem necessárias, ao se matricular e iniciar sua faculdade a distância de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ou qualquer outro curso de graduação EAD na área de TI, você terá todo o necessário para, ao concluir os estudos, já sair pronto para ingressar no mercado de trabalho.

E a facilidade para se colocar tende a ser alta, uma vez que, ao concluir cada semestre (que também podem ser chamados de módulos), o aluno garantirá um certificado, totalizando portanto quatro ao final do curso. Com eles, um grande leque de oportunidades se abrirá.

Esperamos ter conseguido responder a pergunta sobre como é o mercado de trabalho para formados em Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD, colaborando assim para que leve adiante a vontade de matricular-se no curso e futuramente seguir essa tão importante profissão.

Temos a mais absoluta certeza que isso fará de você um dos melhores profissionais da área, reconhecido e disputado pelas mais conceituadas empresas desse segmento!

Equipe de redação do Caderno do ENEM

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

17 + dezessete =