Como controlar a ansiedade durante a prova do Enem?

No post de hoje, vamos falar sobre um assunto bem importante para os estudantes: como controlar a ansiedade durante o Enem. Afinal, é normal bater um nervosismo antes, durante e depois do Exame Nacional do Ensino Médio. Porém, quanto maior for o seu controle sobre essa ansiedade, melhores serão os seus resultados. Sem dizer que durante a prova, você precisa de concentração total para dar o seu melhor, colocar em prática tudo que aprendeu e alcançar a melhor nota possível. Então, confira nossas dicas!

Ansiedade antes da prova do Enem?

A verdade é que esse sentimento pode surgir e começar a incomodar já na hora de se preparar. Esse é o seu caso, você sente ansiedade antes da prova do Enem? Se a resposta foi sim, saiba que uma das maneiras de acalmar a ansiedade é se organizar. Afinal, um dos motivos de se sentir assim é quando você começa a ver que há muita matéria e pouco tempo até a prova. Assim, pode surgir a sensação de  que você não vai conseguir dar conta. Mas, tudo isso pode ser resolvido com um bom planejamento e foco para cumprir os prazos estabelecidos.

Então, o que fazer para diminuir a ansiedade antes da prova do Enem? O primeiro passo é fazer uma cronograma com todos os horários do seu dia, desde a hora que acorda até a que vai dormir. Depois disso, coloque todas as atividades fixas do seu dia como ir para a aula, trabalhar, fazer um exercício ou qualquer outra atividade que seja presente na sua rotina e que tome seu tempo. Assim, você vai conseguir observar quais são os momentos que você tem livre e pode encaixar a preparação para o Enem.

Depois de separar os períodos e horários que você terá à disposição para se preparar é só distribuir os assuntos que você precisa estudar nesses dias. Não esqueça também, de reservar alguns períodos para revisão e resolução de questões que já foram aplicadas em exames anteriores. Faça isso até os dias de realização da prova, assim, você terá toda a sua rotina de preparação definida e uma melhor preparação emocional para o Enem. Um preparatório online também pode te ajudar muito com essa organização.

O que fazer para diminuir a ansiedade antes da prova do Enem?

Se o seu pensamento fica voltado para os dias do Exame Nacional do Ensino Médio, uma boa alternativa é simular esses dias. Ou seja, você pode escolher um canto silencioso da sua casa, imprimir uma prova completa da última edição do exame e responder todas as perguntas. Essa é uma das alternativas para a pergunta: “o que fazer para diminuir a ansiedade antes da prova do Enem?”. Mas, você deve realmente simular o grande dia. Então, deixe ao seu lado apenas uma caneta e um lápis, uma garrafa de água e um chocolate. Faça poucas pausas e deixe o celular mais afastado cronometrando o seu tempo de resolução. Assim, quando for o dia oficial, você já terá simulado essa situação e saberá como deve se comportar.

E se essa prática não resolver e você ainda estiver se questionando sobre o que fazer para controlar a ansiedade, pode optar por outras práticas. A meditação é uma das melhores atividades para te conectar com o presente. Afinal, a ansiedade não deixa de ser um pensamento muito voltado para o futuro e as diversas possibilidades que não estão no seu controle neste momento. Então, confira alguns aplicativos de meditação guiada e experimento na sua casa.

Não esqueça de manter a prática de exercícios em dia. Isso ajudará não apenas com a ansiedade, mas também na hora de se concentrar para aprender. Vale também intercalar momentos de relaxamento com os estudos e ouvir um pouco de música.

Como controlar a ansiedade durante o Enem?

Agora sim, vamos falar sobre como controlar a ansiedade durante o Enem, mas na verdade as boas práticas começam no dia anterior da prova. Então, na data em que antecede o exame, deixe os estudos de lado e respire um pouco. Vale assistir a um filme ou fazer um programa leve em boa companhia. Além disso, não abuse nas refeições para que seu organismo não gaste muita energia com a digestão. Também vale investir em uma boa noite de sono. Mas atenção, nada de ir deitar muito antes do que está acostumado, assim, provavelmente, você vai demorar mais tempo para dormir e por isso, ficará mais ansioso. Então, apenas deixe de lado o celular um pouco mais cedo, escute uma música e tente descansar.

É verdade que controlar a ansiedade antes do Enem é mais fácil do que no grande dia. Afinal, você sabe o quanto se preparou para essa data. Porém, tudo que podia ter sido feito já foi. Por isso, no grande dia, tente chegar com um tempo de antecedência para não ficar preocupado demais com o horário e possíveis imprevistos. Também confira todo o material e documentos necessários no dia anterior.

No momento da prova

Quando estiver com a prova em mãos, lembre-se de fazer alguns exercícios de respiração. Eles podem ajudar nesse momento de concentração. A nossa dica é que você faça uma leitura rápida por todo o teste e depois comece a responder. Se você se deparar com alguma questão muito difícil já no início, pode pular e iniciar por uma mais fácil, assim, você vai criando confiança para enfrentar os desafios maiores que estarão por vir. Lembre-se sempre da sua caminhada até o dia da prova e que você é capaz de responder as perguntas e tirar uma boa nota.

Além disso, outro pensamento que pode ajudar é você lembrar de que essa não é a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio. Então, caso você não consiga ter um bom desempenho dessa vez, terá outras chances. Ou seja, nada estará perdido. E, aposto que depois que você estiver exercendo a profissão que sempre sonhou, nem se lembrará desse dia de avaliação e de nervosismo. Então, respire fundo e dê o seu melhor neste momento.

Equipe de redação do Caderno do ENEM

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

dezenove − 9 =