Autores que falam sobre Alfabetização e Letramento

A educação é, sem dúvida, a principal ferramenta para transformação e desenvolvimento de uma sociedade, e tudo tem início na Educação Infantil. Por isso, o profissional que atua com Alfabetização e Letramento é fundamental em qualquer instituição de ensino. Isso explica muito o fato de essa ser uma daquelas profissões que sempre terão um grande leque de oportunidades no mercado de trabalho.

Mas neste post não temos a intenção de falar sobre empregabilidade, e sim de focar na parte teórica, portanto, contaremos quais são os principais e mais renomados autores que escrevem sobre o tema, e cujos livros certamente serão essenciais na vida dos alunos da pós-graduação e futuros professores. Confira!

O que é Alfabetização e Letramento?

A grande maioria das crianças tem o primeiro contato com as letras na escola, durante os anos que compõem a Educação Infantil. Porém, os conceitos de alfabetização e letramento têm significados diferentes. O que você precisa saber, nesse caso, é que o aluno alfabetizado não é necessariamente letrado. Parece confuso? Fique tranquilo, vamos explicar melhor cada um deles.

Mas antes de dar sequência é importante destacar que, apesar de ser muito falada sobre os anos iniciais da educação, sobre o ensino para crianças, a Alfabetização e Letramento também podem ser trabalhados com jovens e adultos que estejam nessa fase do ensino. Ou seja, sua importância é ainda mais ampla dependendo da situação.

Bom, de maneira mais simples, podemos dizer que o indivíduo que passou pela etapa de alfabetização sabe ler e escrever, basicamente juntando as letras, sílabas e formando palavras. Já o letrado é aquele que, além de saber ler e escrever, sabe interpretar e responder adequadamente às demandas da sociedade em relação ao uso da leitura e da escrita.

E aqui já cabe falar sobre uma das mais conhecidas autoras da área, a professora e pesquisadora Magda Soares, que explica os conceitos de maneira mais efetiva com base nos estudos de Alfabetização e Letramento. Para ela, a alfabetização é o processo no qual a criança assimila o aprendizado do alfabeto e a sua utilização como um código de comunicação. Enquanto o letramento é saber usar essa leitura e a escrita para:

  • Seguir instruções com a leitura de bula de remédio, manuais, receitas, etc.;
  • Apoiar à memória, por exemplo, criar listas;
  • Comunicar-se através da escrita ou leitura de recados, bilhetes, mensagens, etc.;
  • Informar-se através de notícias;
  • Orientar-se com mapas ou nas ruas sabendo interpretar os sinais de trânsito, por exemplo.

Porém, mesmo com as diferenças, é de extrema importância que a Alfabetização e o Letramento sejam trabalhados de forma paralela e entendidos como conceitos complementares, que precisam ser trabalhados juntos.

Principais autores de Alfabetização e Letramento

Bom, já que demos uma breve pincelada no tópico anterior, vamos aproveitar esta sequência do post para finalmente falar sobre o que te trouxe até aqui, ou seja, conhecer os principais autores que falam sobre Alfabetização e Letramento.

Comecemos então pela própria Magda Soares, uma das maiores especialistas do assunto em nosso país, que além de professora e pesquisadora, também é doutora em Educação. Ela escreveu aquele que é considerado o livro mais vendido na categoria, cujo nome é simplesmente “Alfabetização e Letramento”. Trata-se de uma obra que alia teoria e prática, trazendo reflexões profundas sobre os rumos da educação brasileira.

Além desse, Magda Soares também publicou outras obras bastante conhecidas e importantes, como “Alfabetização: A Questão dos Métodos”, considerado uma leitura obrigatória para todo e qualquer professor que trabalhe com alfabetização; e “Letramento: Um Tema em Três Gêneros”, outro clássico, que traz a tona uma análise de diversas práticas de produção de texto e de leitura, e que costuma ser alvo de solicitação de leitura para concursos públicos e cursos de formação.

“Consciência Fonológica em Crianças Pequenas” é um livro consagrado no exterior, que tem como objetivo propor uma nova forma de ensino da leitura e escrita, utilizando atividades simples, práticas e que se adaptam à realidade do País. Escrito a oito mãos pelos doutores e professores da área de Psicologia do Desenvolvimento, Marilyn Jager Adams, Barbara R. Foorman, Ingvar Lundberg e Terri Beeler, ganhou uma adaptação em português feita por Regina Ritter Lamprecht e Adriana Corrêa Costa.

Emilia Ferreiro é uma psicóloga e pedagoga argentina, cujo doutorado, feito na Universidade de Genebra, foi orientado por ninguém menos que Jean Piaget, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX. Para muitos, não há nenhum outro nome com maior influência sobre a educação brasileira nos últimos 40 anos que ela.

Entre seus principais livros podemos citar “Reflexões Sobre Alfabetização”, que com certeza deve fazer parte da biblioteca de qualquer professor, uma vez que nele é feita uma inversão no foco de sua pesquisa, voltando o olhar para o que se aprende, em detrimento de como se ensina, onde defende que a alfabetização não é um processo mecânico, e sim uma construção complexa e abstrata por parte da criança e que deve ser respeitada e compreendida.

E ainda, em parceria com a também argentina e também respeitadíssima pesquisadora quando se fala em alfabetização, Ana Teberosky, Emilia escreveu “Psicogênese da Língua Escrita”, que fala sobre como a criança cria hipóteses a respeito do sistema de escrita antes mesmo de aprender o sistema alfabético, e tornou-se um marco na história da alfabetização no Brasil e no mundo.

Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento

Com a Pós em Alfabetização e Letramento o aluno ficará apto para atuar com estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e também, como já havíamos mencionado anteriormente, com jovens e adultos que estejam nessa fase do ensino, trazendo reflexões importantes sobre o aprendizado da leitura e a aquisição da escrita como práticas sociais.

O EAD (que tem sido a modalidade preferida por novos alunos nos últimos anos) tem uma carga horária total de 450 horas, sendo 75 horas para cada uma das seis disciplinas que compõem o curso. São elas:

  • Novos Paradigmas Educacionais
  • Novos Caminhos para Profissionais da Educação
  • Temas Sociais e Educacionais Contemporâneos
  • Neurociência e Linguagem
  • Fundamentos de Alfabetização e Letramento
  • Alfabetização: Práticas Sociais de Leitura e Escrita

O principal público-alvo dessa especialização são educadores das redes pública e privada, pedagogos, gestores educacionais, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e demais profissionais da área educacional que demonstrem interesse pelo tema.

Então, seja você profissional da educação ou um entusiasta do tema Alfabetização e Letramento, esperamos que este post tenha ajudado a te deixar ainda mais interessado pela área, e recomendamos todos os autores e livros aqui mencionados.

Boa leitura!

Equipe de redação do Caderno do ENEM

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

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