Home » SiSU: Entenda de forma fácil como funciona o SiSU
Especialmente para você que está aguardando com ansiedade a abertura de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada – SiSU 2021, nós aqui do Caderno do Enem elaboramos um guia completo sobre o assunto.
Sendo assim, no post de hoje você vai ficar por dentro de o que é sisu e para que serve o sisu, além de muitas outras informações relevantes sobre o tema. Vamos começar?
O SiSU é um sistema informatizado do Ministério da Educação – MEC, por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Resumindo, o SiSU é usado para preencher vagas em universidades públicas. O ingresso dos estudantes acontece considerando a nota do Enem no processo seletivo. Este sistema já substituiu o vestibular tradicional em diversas instituições públicas de todo o Brasil, e algumas outras reservam uma parte de suas vagas para esta forma de ingresso.
As inscrições no Sistema de Seleção Unificada – SiSU, são destinadas apenas aos estudantes que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, obtiveram nota na redação maior que zero e não tenham participado na condição de treineiro.
A inscrição sisu é feita exclusivamente via internet, na página oficial do programa, sendo assim isenta de cobrança de taxas.
A próxima edição do SiSU está prevista para 2021!
De acordo com comunicado divulgado pelo Ministério da Educação – MEC, foi informado que a edição do primeiro semestre de 2021 acontecerá em abril, com a possibilidade de usar as notas obtidas na edição de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.
*Sempre que um candidato não se apresenta à universidade dentro do prazo de matrícula, ele perde a vaga, que volta para o sistema e é destinada aos inscritos na lista de espera.
Para que você esteja pronto para realizar a sua inscrição, quando elas forem disponibilizadas, preparamos abaixo uma lista com as informações mais relevantes:
Antes de realizar a sua inscrição, é importante saber que algumas instituições participantes do SiSU adotam pesos diferentes para as provas do Enem.
Assim, quando o candidato se inscreve para um curso que tenha peso diferente adotado pela instituição, o sistema calcula automaticamente e, assim, é gerada uma nova nota a ser apresentada pelo candidato.
Oferecendo um acompanhamento da inscrição para os candidatos, o SiSU, uma vez por dia, calcula a nota de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos por curso, por modalidade de concorrência.
Porém, a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.
Neste sentido, ainda é preciso lembrar que o sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte vai sendo modificada de acordo com a nota dos inscritos.
Para quem deseja saber quando sai o resultado do sisu, podemos afirmar que a nota de corte só é informada pelo sistema após o segundo dia de inscrição.
Já o resultado oficial do SiSU pode ser consultado no boletim do candidato, na página do SiSU, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800 61 61 61, no período explicitado pelo edital normativo do MEC.
Para facilitar a vida dos candidatos, o Ministério da Educação disponibilizou uma ferramenta de simulação onde é possível saber em quais universidades ingressar utilizando a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.
O simulador sisu pode ser utilizado no computador e também está disponível para download, com o intuito de ajudar os estudantes a escolher o curso superior desejado.
A principal função da plataforma é comparar informações para aperfeiçoar o desempenho dos alunos. O simulador também serve como auxílio para saber em que áreas é preciso melhorar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para conseguir aprovação no curso de interesse.
Para utilizar o simulador, basta que o estudante informe as notas das disciplinas de ciências da natureza, ciências humanas, linguagem, matemática e redação, ou seja de todas as áreas do conhecimento, de qualquer uma das edições do Enem que tenha participado.
Depois, é só marcar a alternativa “ampla concorrência” ou “lei de cotas” e, se desejar, utilizar os filtros disponíveis.
Caso queira uma simulação mais completa, o estudante pode ainda selecionar algumas das modalidades de concorrência, a região e a UF (unidade da federação) de sua preferência, além do curso e turno desejados.
Agora que você já sabe tudo sobre o Sistema de Seleção Unificada – SiSU é só ficar de olho no calendário e acompanhar a data de início das inscrições. Boa sorte!
Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.
Conheça Mais Sobre o Autor
Deixe seu Comentário