Dicas de estudo
Redundância: O que é? Como evitar?
Os vício de linguagem são erros que podem te fazer perder pontos na redação do Enem 2019 e as redundância fazem parte desse grupo. Esse errinhos podem fáci ser evitados facilmente. Confira as nossas dicas! Quem está se preparando para o Enem sabe que uma das parte mais importantes da prova é a redação. […]

Os vício de linguagem são erros que podem te fazer perder pontos na redação do Enem 2019 e as redundância fazem parte desse grupo. Esse errinhos podem fáci ser evitados facilmente. Confira as nossas dicas!
Quem está se preparando para o Enem sabe que uma das parte mais importantes da prova é a redação. Uma das competências avaliadas é a coerência. A redundância está presente nos chamados vícios de linguagem. O uso dela pode fazer com que a sua nota diminua.
O que é
Os vícios de linguagens são incorporados nas nossas falas do dia-a-dia sem que a gente perceba. Mas quem nunca se distraiu e falou que ia “subir lá em cima” ou descer lá embaixo”? E o filme de terror baseado em fatos reais?
O ponto importante é: não levar essas expressões rotineiras para o texto da redação. No dicionário, a redundância é a repetição desnecessária de uma mesma ideia. São frases que possuem o mesmo significado, diferente de quando queremos reafirmar algo que foi dito antes.
Está errado?
A redundância deixa o discurso mais pobre pois não acrescenta nenhuma informação nova. Ela apenas dá mais volume ao texto, o que não é vantagem se tratando da redação. Um texto curto, claro e objetivo vale muito mais que um texto longo e pobre.
Exemplos
Separamos algumas das redundâncias que são mais comuns para te ajudar a memorizar melhor o conteúdo. Tudo que está escrito em verde não seria necessário para completar o sentido. E se você tem costume de usar alguma delas, recomendamos que já comece a tentar evitar:
E aí? Tem alguma dessas expressões que você tem costume de usar? Então é melhor já começar a repensar quando for escrever. Chegou a hora de tentar evitar esse vício de linguagem. Muitas empresas usam essas expressões para reforçar uma ideias, principalmente em anúncios. Neste caso, temos a chamada licença poética, onde os erros são usados propositalmente. Mas não é o caso da redação do Enem.
Como evitar?
É bem simples! É só pensar se a frase que você está escrevendo acrescentou algo de novo no texto e se ela realmente é necessária. Não há necessidade de falar com a pessoa que ela precisa descer para baixo. Descer sempre será para baixo. A não ser que você esteja preso no desenho da Caverna do Dragão, neste caso a cachoeira desce para cima.
Continue acompanhando o nosso blog para ver outras dicas para mandar bem no Enem. E claro, evite a redundância!