ENEM
743 participantes são eliminados do Enem 2015
Terminados os dois dias de provas do Enem 2015, realizado neste fim de semana, o Ministério da Educação (MEC) divulgou um balanço com números do exame. Em 2015, apenas 743 participantes foram eliminados, menos da metade dos 1.519 excluídos do certame em 2014. O número de faltantes também caiu, para 25,5%, o menor da história. […]

Terminados os dois dias de provas do Enem 2015, realizado neste fim de semana, o Ministério da Educação (MEC) divulgou um balanço com números do exame. Em 2015, apenas 743 participantes foram eliminados, menos da metade dos 1.519 excluídos do certame em 2014. O número de faltantes também caiu, para 25,5%, o menor da história.

Segundo o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, dentre os eliminados, apenas 3 alunos foram excluídos por postar fotos da prova em redes sociais. Em coletiva, o ministro disse que a redução de eliminados representa a consolidação do respeito às normas estabelecidas para a prova, que ano a ano estão se fixando.
Redação
Sobre a redação, Mercadante avaliou a escolha como positiva e destacou a importância do tema para o país. “O tema da redação foi de muita relevância para a cultura do Brasil. Ajuda na reflexão para 7 milhões de participantes sobre o tema. Se conseguirmos discutir com transparência, será um grande avanço para a sociedade brasileira”, concluiu.
Nas redes sociais, a escolha do tema “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” gerou polêmica. Enquanto muitos usuários comemoravam a oportunidade de tratar do assunto, outros ironizavam.
Simone de Beauvoir
Outra questão da prova, que tratava da filósofa Simone de Beauvoir, também gerou discórdia nas redes sociais. Os deputados Marco Feliciano (PSC) e Jair Bolsonaro (PP) usaram seus perfis pessoais para criticar o que chamaram de doutrinação através do Enem.
O ministro da Educação, por sua vez, rebateu dos deputados e disse que a escritora deu grande contribuição à sociedade e conclui dizendo que na educação as pessoas precisam estar abertas à discussão, e que isso caracteriza o debate de ideias, mesmo que as pessoas divirjam.
Outros números
Mercadante também divulgou as datas em que os alunos das cidades de Rio do Sul e Taió, ambos em Santa Catarina, farão as provas do Enem 2015 nos dias 1º e 2 de dezembro. Os alunos da escola Nossa Senhora do Rosário, em Marituba, no Pará, que tiveram as provas do segundo dia canceladas por conta de problemas na rede elétrica, farão as provas do segundo dia também em 2 de dezembro.
Gabaritos
Os gabaritos oficiais do Enem serão divulgados até a próxima quarta-feira, 28. As provas estarão disponíveis a partir da sexta-feira, 30, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) na internet.